Procedimentos Pré-Defesa
Procedimentos para Solicitação de Defesa
1º) Em atendimento à instrução CCPG Nº 3/2021, o primeiro procedimento a ser tomado pelo aluno(a)/orientador(a) será a verificação de similaridade textual e plágio do texto da dissertação ou tese pela Biblioteca do IQ (LINK). Após a checagem de similaridade, a BIQ emitirá um Relatório de Similaridade que deverá ser encaminhado pelo(a) orientador(a) juntamente com o formulário de Termo de Verificação de Similaridade. De acordo com a Instrução Normativa CPG nº 01/2022, é necessário o encaminhamento do Termo de Concordância pelo orientador, de acordo com o percentual de similaridade apurado pela BIQ,
- Termo de Concordância de Verificação de Similaridade – percentual de até 25%
- Termo de Concordância de Verificação de Similaridade – percentual superior a 25%
2º) O ALUNO deve preencher e enviar a Declaração de Ética no sistema SIGA/DAC, com validação do ORIENTADOR e secretaria (sem esta etapa concluída não será possível inserir a Defesa). Orientações: LINK e LINK
3º) ALUNO e ORIENTADOR devem entrar em contato com todos os membros da banca, inclusive suplentes internos e externos para agendamento final da data e horário da defesa. As bancas deverão seguir as orientações da INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 01/2021 e ser compostas da seguinte maneira:
MESTRADO
01 titular interno
01 titular externo
01 suplente interno
01 suplente externoDOUTORADO
02 titulares internos
02 titulares externos
01 suplente interno
02 suplentes externos4º) ORIENTADOR solicita, por e-mail à CPG-IQ, a banca com antecedência mínima de 40 dias da data da defesa. O email de solicitação deverá ser composto com os seguintes documentos de acordo com o nível:
MESTRADO
• Formulário de solicitação de Banca de DISSERTAÇÃO
• Resumo de 20 linhas do trabalho
• Parecer do Relatório de Similaridade emitido pela Biblioteca do Instituto de Química e Termo de Concordância de Verificação de SimilaridadeDOUTORADO
• Formulário de solicitação de Banca de TESE
• Resumo de 20 linhas do trabalho
• Cópia de trabalho (artigo ou patente) aceito ou publicado, de coautoria do(a) candidato(a) e relacionado ao tema da tese
• Parecer do Relatório de Similaridade emitido pela Biblioteca do Instituto de Química e Termo de Concordância de Verificação de Similaridade5º) Após aprovação da Banca pela CPG/IQ, providenciar imediatamente, por e-mail:
a) Preenchimento e envio do formulário de Cadastro de membros externo para os todos docentes externos (para atualização ou criação do cadastro destes);
b) Solicitar à secretaria a reserva de uma sala;
c) Preenchimento e envio do Formulário de Auxílio ao membro externo (se aplicável) (Ler Informação)
6º) Assim que atendidos todos os itens acima, providenciar a inserção dos dados e exemplar da defesa no SIGA/DAC com, no mínimo, 35 dias de antecedência à data da defesa (até as 16h do dia do upload).
ATENÇÃO: Caso o membro externo da banca necessite de compra de passagem aérea para participação presencial, o prazo mínimo de antecedência à data da defesa para solicitar aprovação da banca junto à CPG é de 65 dias.
7º) Tutorial para inserção de dados da defesa no SIGA/DAC.
SOBRE O TEMPO DE APRESENTAÇÃO E ARGUIÇÃO DA DEFESA (MESTRADO E DOUTORADO):
• O (a) candidato (a) disporá de até 30 minutos para expor um resumo de seu trabalho
• Cada Membro da Comissão disporá de 60 minutos para efetuar as perguntas ao (a) candidato (a) e este respondê-las em forma de diálogoObservações
- Atenção! Qualquer alteração na banca deverá previamente comunicada e aprovada pela CPG (inclusive de suplente para titular).
- Alunos: A CPG não arcará com qualquer custo associado à impressão e encadernamento de cópias em papel de dissertações, sendo os mesmos gerados e distribuídos eletronicamente (PDF) aos membros da banca. Se algum membro solicitar que seja encaminhada a versão impressa deste documento, é de responsabilidade de aluno e orientador a impressão do mesmo. Consulte cada membro da banca sobre a necessidade, em adição ao exemplar digital, também de um exemplar impresso. Uma versão da dissertação deve ser anexada no SIGA, caso não seja a versão final, avise a banca pois eles receberão o convite e o link de acesso ao exemplar.
Bancas Aprovadas
Mestrado
Aluna: Isabela Jeane Oliveira Vieira
Banca aprovada ad referendum em 17/01/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. João Batista Souza Junior
Membros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. Raphael Nagao de SousaSUPLENTE:
Dr. Rafael Furlan de OliveiraMembros Externos:
TITULAR:
Dr. Luiz Gustavo Simão Albano (LNNano/CNPEM)SUPLENTE:
Prof. Dr. Daniel Angeli de Moraes (UNESP)Aluna: Fernanda Maria Furian Trombetta
Banca aprovada ad referendum em 17/01/2025ORIENTADORA: Profa. Dra. Ljubica Tasic
Membros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. Pedro Paulo CorbiSUPLENTE:
Prof. Dr. Julio Cezar PastreMembros Externos:
TITULAR:
Profa. Dra. Gislaine Ricci Leonardi (FCF/Unicamp)SUPLENTE:
Profa. Dra. Raluca Savu (Centro de Componentes Semicondutores/Unicamp)Aluno: Felipe Barbosa Marques
Banca aprovada ad referendum em 15/01/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. João Paulo Vita Damasceno
Membros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. William Reis de AraújoSUPLENTE:
Prof. Dr. Raphael Nagao de SousaMembros Externos:
TITULAR:
Profa. Dra. Camila Marchetti Maroneze (MACKENZIE)SUPLENTE:
Profa. Dra. Cecilia de Carvalho Castro e Silva (MACKENZIE)Aluna: Neuryelen dos Santos Bandeira
Banca aprovada ad referendum em 15/01/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota (in memoriam)
COORIENTADOR E PRESIDENTE DA BANCA: Prof. Dr. João Paulo Vita DamascenoMembros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. Raphael Nagao de SousaSUPLENTE:
Prof. Dr. Italo Odone MazaliMembros Externos:
TITULAR:
Profa. Dra. Cecilia de Carvalho Castro e Silva (MACKENZIE)SUPLENTE:
Profa. Dra. Camila Marchetti Maroneze (MACKENZIE)Aluno: Guilherme Gustavo Silva Amorim
Banca aprovada ad referendum em 14/01/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Rogério Custódio
Membros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. René Alfonso Nome SilvaSUPLENTE:
Prof. Dr. Nelson Henrique MorgonMembros Externos:
TITULAR:
Profa. Dra. Paula Homem de Mello (UFABC)SUPLENTE:
Prof. Dr. Douglas Henrique Pereira (ITA)Aluno: Daniel de Souza Braga
Banca aprovada ad referendum em 13/01/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Raphael Nagao de Sousa
Membros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. João Paulo Vita DamascenoSUPLENTE:
Prof. Dr. René Alfonso Nome SilvaMembros Externos:
TITULAR:
Prof. Dr. Fabio Henrique Barros de Lima (USP)SUPLENTE:
Prof. Dr. Ivo Freitas Teixeira (UFSCAR)Aluno: Matheus Pereira Sales
Banca aprovada ad referendum em 13/01/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Raphael Nagao de Sousa
Membros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. Italo Odone MazaliSUPLENTE:
Prof. Dr. William Reis de AraujoMembros Externos:
TITULAR:
Prof. Dr. André Henrique Baraldi Dourado (UNESP)SUPLENTE:
Profa. Dra. Christiane de Arruda Rodrigues (UNIFESP)Aluno: Kauan Lemos Gomes
Banca aprovada ad referendum em 13/01/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Raphael Nagao de Sousa
Membros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. Juliano Alves BonacinSUPLENTE:
Profa. Dra. Cláudia LongoMembros Externos:
TITULAR:
Prof. Dr. Denis Ricardo Martins de Godoi (UNESP)SUPLENTE:
Prof. Dr. Elton Fabiano Sitta (UFSCAR)Aluna: Jussara de Fátima Pereira
Banca aprovada ad referendum em 10/12/2024ORIENTADOR: Prof. Dr. Marco Aurélio Zezzi Arruda
Membros Internos
TITULAR:
Prof. Dr. Ivo Milton Raimundo JuniorSUPLENTE:
Prof. Dr. Italo Odone MazaliMembros Externos:
TITULAR:
Profa. Dra. Juliana Naozuka (UNIFESP)SUPLENTE:
Prof Dr. Cesar Ricardo Teixeira Tarley (UEL)Doutorado
Aluna: Camila Regina Erbereli
Banca aprovada Ad Referendum em 16/01/2025ORIENTADOR: Prof. Dr. Lauro Tatsuo Kubota (in memoriam)
COORIENTADOR E PRESIDENTE DA BANCA: Prof. Dr. Dênio Emanuel Pires SoutoMembros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus
Prof. Dr. William Reis de AraújoSUPLENTE
Prof. Dr. Leandro Wang HantaoMembros Externos:
TITULARES:
Prof. Dr. Bruno Janegitz (UFSCar)
Prof. Dr. Frederico Luis Felipe Soares (UFPR)SUPLENTES:
Prof. Dr. Luiz Henrique Capparelli Mattoso (EMBRAPA)
Prof. Dr. Marcelo Firmino de Oliveira (USP)Aluno: Edison Huertas Montoya
Banca aprovada Ad Referendum em 16/12/2024ORIENTADOR: Prof. Dr. Italo Odone Mazali
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Diego Pereira dos Santos
Prof. Dr. Javier Erick Lobatón VillaSUPLENTE
Prof. Dr. Juliano Alves BonacinMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Mónica Benicia Mamián-López (UFABC)
Prof. Dr. Carlos José Leopoldo Constantino (UNESP)SUPLENTES:
Prof. Dr. Gustavo Fernandes Souza Andrade (UFJF)
Prof. Dra. Celly Mieko Shinohara Izumi (UFJF)Aluno: Breno Jorge Pollo
Banca aprovada Ad Referendum em 13/12/2024ORIENTADOR: Prof. Dr. Fábio Augusto
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus
Profa. Dra. Carla Beatriz Grespan BottoliSUPLENTE
Prof. Dr. Javier Erick Lobatón VillaMembros Externos:
TITULARES:
Profa. Dra. Janaína Heberle Bortoluzzi (UFAL)
Profa. Dra. Andréa Rodrigues Chaves (UFG)SUPLENTES:
Prof. Dr. Alvaro Santos Neto (USP)
Prof. Dr. Helvecio Costa Menezes (UFMG)Aluna: Carolina Galuppo
Banca aprovada Ad Referendum em 03/12/2024ORIENTADORA: Profa. Dra. Camilla Abbehausen
Membros Internos:
TITULARES:
Prof. Dr. Pedro Paulo Corbi
Prof. Dr. Airton Gonçalves Salles JuniorSUPLENTE
Prof. Dr. Wdeson Pereira BarrosMembros Externos:
TITULARES:
Prof. Dr. Fernando Rodrigues Goulart Bergamini (UFU)
Prof. Dr. Dieric dos Santos de Abreu (UNILAB)SUPLENTES:
Profa. Dra. Carolina Gonçalves Oliveira (UFU)
Prof. Dr. Wilton Rogério Lustri (UNIARA)
Agenda de Defesas
Procedimentos Pós-Defesa
↘ Após a Defesa da Dissertação/Tese, no prazo máximo de 24 horas, a ATA assinada por todos os membros e pelo aluno deve ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação;
↘ O aluno deverá providenciar a devolução da Cartão Universitário (RA) acompanhado da Certidão Negativa assinada pelos setores indicados do IQ até, no máximo, antes do upload da versão final da Dissertação/Tese no SIGA/DAC. (Enquanto a entrega do RA e Certidão negativa não forem realizados a versão final não será encaminhada para homologação)
- Certidão Negativa +Descarte de Resíduos (Obrigatório preenchimento dos dois formulários para entrega da Certidão Negativa)
- Orientações para obtenção das declarações por email com os devidos setores – LINK
↘ A versão final deve ser anexada no SIGA/DAC em até 60 dias após a data da defesa, impreterivelmente. Esta versão anexada deve seguir, na íntegra, todas as normas de formatação solicitadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação para que possa seguir para homologação.
- VER NORMA DE FORMATAÇÃO ❗
↘ Após a homologação da versão final realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os alunos que desejarem a impressão de exemplares em particular, deverão seguir procedimentos constantes em:
↘ ATENÇÃO: Procedimentos pós-defesa para EX-BOLSISTAS CNPq
Links rápidos
Utilize os botões abaixo para acesso rápido ao conteúdo desta página!