Norma para Encaminhamento de Dissertações e Teses

Solicitamos atenção às Normas, pois verificamos que muitas dissertações e teses estão sendo devolvidas pela PRPG por não estarem de acordo com os padrões de formatação exigidos.

 Enquanto a formatação não for a adequada, a dissertação/tese não será homologada e o título não será concedido

☑ Leia atentamente a INFORMAÇÃO CCPG Nº 002/2021 e as ORIENTAÇÕES CPG-IQ

 Verifique se a dissertação/tese atende todas as normas de formatação antes do upload no Siga

 Verifique AQUI a lista dos erros mais comuns apresentados na versão final das dissertações/teses

 Verifique AQUI exemplos de Teses e Dissertações do IQ aprovadas pela PRPG

 

INFORMAÇÃO CCPG Nº 002/2021

Substitui Informação CCPG/001/2019

Tendo em vista a necessidade de revisão da regulamentação das normas sobre o formato das dissertações de mestrado e teses de doutorado e com base no entendimento exarado no Parecer PG n° 1985/96, que trata da possibilidade da apresentação do conteúdo das dissertações e teses em formato alternativo ao já estabelecido tradicional, a CCPG resolve:

 

Art. 1º O formato padrão das dissertações e teses de mestrado e doutorado da UNICAMP deverá obrigatoriamente conter as informações como seguem:

 

I.   Páginas pré-textuais:

1. Primeira folha dando visibilidade à Universidade, à Unidade de defesa, ao autor (a), título da dissertação/tese na língua em que o trabalho foi redigido – português,  inglês ou espanhol -, local e data. No caso de dissertação/tese redigida em inglês ou espanhol, além do título original do trabalho, obrigatoriamente, também deverá constar o título em português;

2. Página de rosto dando visibilidade: ao nome do autor; ao título do trabalho; ao nível (mestrado ou doutorado); à área de concentração; ao nome do orientador e coorientador; ao local (cidade) e ao ano de depósito. Incluir informação, na parte inferior da página de que o arquivo digital corresponde à versão final da dissertação/tese defendida pelo aluno (nome) e orientada pelo (nome do Orientador).

Nos casos de teses defendidas em Cotutela, logo abaixo do nível e da área de concentração, se houver, deverá ser inserida a informação em português e em inglês ou espanhol de que a tese foi produzida no âmbito de um Acordo de Cotutela firmado entre a Unicamp e a Universidade convenente.

MODELOS (PARA USO OBRIGATÓRIO) – PRIMEIRA FOLHA E PÁGINA DE ROSTO (folhas 01 e 02):

• Dissertação: PortuguêsInglês / Espanhol
• Tese: Português / InglêsEspanhol
• Cotutela: Inglês / Espanhol

3. Ficha catalográfica

Obs. 1) A elaboração da ficha catalográfica é solicitada pelo aluno exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no seguinte endereço https://ficha.sbu.unicamp.br/catalogonline2/. As informações fornecidas no formulário devem ser fidedignas à Ata de Defesa e ao Documento final (dissertação/tese entregue para homologação). A elaboração da Ficha Catalográfica deve ser feita exclusivamente por um(a) bibliotecário(a);

Obs. 2) Caso o trabalho seja feito em Cotutela, será necessária a criação da Ficha Catalográfica, mesmo que não seja exigência da universidade parceira, e nela deverá ser informado o Acordo, o nome da Universidade convenente, o país e os nomes dos orientadores e coorientadores.

4. Folha de aprovação, dando visibilidade à Comissão Examinadora com a informação de que a Ata da Defesa, assinada pelos membros da Comissão Examinadora, consta no SIGA/Sistema de Fluxo de Dissertação/Tese e na Secretaria do Programa da Unidade;

MODELOS (PARA USO OBRIGATÓRIO)

• Dissertação
• Tese

5. Dedicatória (opcional);

6. Agradecimento (obrigatório quando se tratar de Dissertações e Teses que receberam bolsa e/ou auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento, que deverão ter seus nomes indicados por extenso e a indicação do(s) respectivo(s) número(s) do(s) processo(s));

7. Resumo (redigido obrigatoriamente em português, máximo de 500 palavras);

8. Abstract (resumo traduzido para o inglês);

9. Resumo em uma terceira língua (opcional);

10. Lista de ilustrações (opcional);

11. Lista de Tabelas (opcional);

12. Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional);

13. Lista de Símbolos (opcional);

14. Sumário.

 

II.   Elementos Textuais: Corpo da dissertação ou tese dividido em tópicos estruturados, segundo as necessidades da área de conhecimento.

 

III.  Elementos Pós-Textuais:

1.    Referências;

2.    Apêndices;

3.    Anexos.

 

§ 1° Todas as páginas deverão ser contadas; porém, as folhas pré-textuais (da primeira folha até o sumário) não são numeradasA numeração (contada continuamente) deverá figurar a partir da Introdução até a última folha do trabalho, em algarismos arábicos, no canto superior direito da página.

§ 2° A critério do autor e do orientador poderão ser incluídos: dedicatória; agradecimento; epígrafe; lista de: ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas, símbolos; apêndices; anexos.

§ 3° Caso o autor tenha recebido bolsa e/ou auxílio financeiro, parcial ou integral, de agência(s) de fomento, ele deverá atender à legislação vigente específica de cada uma delas quanto à necessidade de se fazer referência ao apoio recebido e ao número de processo. O(s) nome(s) da(s) Agência(s) deverá(ão) ser indicado(s) por extenso.

§ 4° A dissertação ou tese deverá ser redigida em português facultada a redação em inglês ou espanhol, com a concordância simultânea do orientador e orientado, conforme previsão no Regimento Geral da Pós-Graduação da Universidade.

§ 5° A defesa da dissertação ou tese, total ou parcialmente em inglês ou espanhol poderá ser realizada desde que haja concordância explícita (em documento escrito) do orientado, orientador e de todos os membros da comissão examinadora.

§ 6° A dissertação ou tese cujos conteúdos versarem sobre pesquisa envolvendo seres humanos, animais, biossegurança e patrimônio genético, deverá apresentar em anexo os respectivos documentos de aprovação obtidos nas instâncias competentes.

 

Art. 2° A critério do orientador e com aprovação da CPG da Unidade, a dissertação ou tese poderá ter seu conteúdo apresentado em formato alternativo ao modelo tradicional, observado também o padrão indicado no Art. 1°.

§ 1° É considerado formato alternativo aquele em que as dissertações e teses, obrigatoriamente, apresentem os seguintes capítulos no corpo do trabalho: 1) Introdução; 2) Documentos publicados e/ou a publicar, como: sumário do(s) artigo(s), o(s) artigo(s) propriamente dito(s), sumário de livro(s), capítulo(s) de livro(s), com os dados referentes à publicação e/ou submissão; 3) Discussão (aplicável em casos de dois ou mais documentos e não obrigatória em casos de apenas um documento); 4) Conclusão; 5) Referências (apresentar as referências de todos os materiais bibliográficos citados na introdução, na discussão – se houver – e na conclusão).

§ 2° O(s) documento(s) publicado(s) ou a publicar deve(m) ser em revista(s) científica(s) ou anais de congresso(s) sujeito(s) à arbitragem, escrito(s) no(s) idioma(s) e na(s) norma(s) exigido(s) pelo(s) veículo(s) de divulgação.

§ 3º No caso de documento já publicado, o aluno deverá anexar a autorização da Editora para a sua inclusão na dissertação/tese.

MODELO DE DECLARAÇÃO PARA FORMATO ALTERNATIVO

 

Art. 3° É obrigatório o upload do trabalho completo em arquivo único inclusive contendo a Folha de Aprovação, Ficha catalográfica, Apêndices e Anexos no SIGA/Sistema de Fluxo de Dissertações e Teses. O arquivo digital não deve conter chaves que restrinja o acesso.

Parágrafo único. Será obrigatório que o aluno autorize no SIGA/Sistema de Fluxo de Dissertações e Teses a reprodução, disponibilização na rede mundial de computadores – Internet – e permissão para a reprodução por meio eletrônico de seu trabalho.

 

Art. 4° Caso o autor desejar a versão impressa da dissertação/tese, ele será o responsável pela reprodução.

 

Art. 5º Quanto à apresentação, a dissertação/tese deverá ter o seguinte formato:

I   – página tamanho A4 de dimensões 21 x 29,7 cm. A fonte utilizada pode ser escolhida entre Times New Roman, Arial, ou similar, em tamanho 12. É aconselhável o uso da fonte cor preta.

II  – espacejamento:

a)  entre linhas do texto e referências: espaço 1,5;

b)  notas de rodapé e citações textuais longas: espaço simples – uso opcional para Resumo e Abstract;

c)  margens:

1)  superior: 3,0 cm

2)  esquerda: 3,0 cm

3)  direita: 2,0 cm

4)  inferior: 2,0 cm

5)  de parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda

6)  de citação longa: 4,0 cm a partir da margem esquerda.

 

Art. 6° Esta Instrução Normativa entrará em vigor a partir de sua aprovação na CCPG, revogadas as disposições em contrário, principalmente a Informação CCPG 001/2019.

CCPG, 16/06/2021

ORIENTAÇÕES INTERNAS CPG-IQ

  • Atenção: TODOS os alunos deverão inserir em “Agradecimentos”, no idioma do trabalho, uma das frases abaixo em parágrafo único (Portaria CAPES 206 -04/092018):

“O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”

“This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”

Ressaltamos que o financiamento aludido na  Portaria CAPES 206 de 04/09/2018 envolve não apenas o recebimento de bolsa de estudos da Capes, mas também o recebimento de qualquer tipo de apoio a atividades acadêmicas, as quais tenham feito uso de recursos de custeio, tais como os provenientes do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP).

 

agradecimento à FAPESP deverá indicar o número do processo a que se refere o apoio de acordo com o seguinte modelo, que inclui o ano, número do processo e o dígito: processo nº aaaa/nnnnn-d, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP)

Os trabalhos redigidos em idioma estrangeiro deverão inficar o apoio da FAPESP em inglês do seguinte modo: grant #aaa/nnnnn-d, São Paulo Research Foundation (FAPESP)

 

  • Ainda em “Agradecimentos”, cada agência de fomento deve ser citada em um parágrafo exclusivo, ou seja, não agradecer duas agências no mesmo parágrafo.

  • Atentar-se à grafia/acentuação correta dos nomes dos docentes/membros que participaram da banca, que devem estar em conformidade com a ATA de defesa.
  • Não serão permitidas páginas em branco na dissertação/tese.
  • A redação e/ou a defesa da tese ou dissertação poderá ser na língua inglesa ou espanhola, desde que haja concordância do orientador, do aluno e dos membros da banca.
    A redação na língua inglesa ou espanhola não implica que a defesa deva ser necessariamente na mesma língua. A CPG deverá ser notificada por escrito sobre a concordância de todas as partes envolvidas (banca, incluindo os suplentes, orientador e aluno).
  • Referência: O aluno deve referenciar as citações utilizadas como nota de rodapé somente no formato alternativo de Dissertação/Tese, sendo que o padrão escolhido deve ser utilizado no documento como um todo. Para o formato padrão as referências devem constar apenas como elemento pós-textual.
  • Correção da Dissertação/Tese: após a defesa da dissertação/tese, e no prazo máximo de 60 dias, deverão ser corrigidos os erros tipográficos, gramaticais e outros apresentados pelos membros da Banca Examinadora e não refutados pelo aluno.
  • O aluno deverá inserir no sistema SIGA no site da DAC até o prazo citado acima o arquivo eletrônico, para verificação quanto a formatação determinada na Inf. CCPG 002/2018.
  • A CPG não arcará com qualquer custo associado à impressão e encadernamento de cópias em papel de teses, dissertações e exames de qualificação, sendo que os mesmos devem ser preferencialmente gerados e distribuídos eletronicamente aos membros da banca e outros interessados em formato digital (arquivo pdf). Se algum membro solicitar que seja encaminhada versão impressa deste documento, é de responsabilidade do aluno e do orientador a impressão do mesmo.


IMPORTANTE

Feito o upload da versão final da Dissertação/Tese, entregar na CPG a Certidão Negativa atestando que o aluno deverá estar em dia com a Instituição, incluindo a liberação fornecida pela Zeladoria, Biblioteca e Comissão de Segurança (descarte dos resíduos gerados durante o trabalho de dissertação/tese).

Alunos de mestrado que ingressaram no doutorado e que permanecerão no programa, colherão somente as assinaturas da sala de ressonância magnética, Comissão de Segurança e do orientador.

Esclarecemos que a CPG não dará prosseguimento na solicitação de homologação sem a apresentação da Certidão Negativa e a devolução do RA.

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