Início » Prêmio Oswaldo Luiz Alves é criado pela SBQ

Prêmio Oswaldo Luiz Alves é criado pela SBQ

Atendendo a uma bem-vinda sugestão da diretoria da Divisão de Química de Materiais, a diretoria e o conselho consultivo da SBQ recentemente aprovaram a criação do Prêmio Oswaldo Luiz Alves.
 
Ele será conferido pela diretoria e o conselho consultivo da SBQ "a indivíduos ou instituições que se destacaram na defesa da ciência, na difusão e na disseminação do conhecimento científico em prol da sociedade brasileira, num dado período abrangido e analisado". A premiação, que consistirá em um diploma estilizado, poderá ser única ou múltipla.
 
Segundo o diretor da Divisão de Química de Materiais, Italo Odone Mazali, "o Prêmio será uma forma de reconhecimento e homenagem perene ao legado construído pelo Prof. Oswaldo em mais de 50 anos de dedicação à Ciência brasileira". A primeira outorga do Prêmio será ainda em 2021, durante a 44ª Reunião Anual Virtual da SBQ, devendo ser anunciada em breve.
 
Falecido em julho p.p., por muitos anos o Prof. Oswaldo deu significativas contribuições à SBQ. Foi presidente (1998-2000), membro do conselho consultivo por três mandatos consecutivos (2000-2006) e um dos editores do JBCS. Profundamente dedicado às causas da SBQ e pioneiro na área de nanotecnologia, por suas muitas contribuições foi homenageado com a Medalha Simão Mathias (2004) e ainda com o Prêmio SBQ de Inovação "Fernando Galembeck" (2008). Recebeu inúmeras outras homenagens, nacionais e internacionais. Em 2018, foi homenageado com a mais alta condecoração científica brasileira, a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Grã-Cruz, por relevantes serviços prestados à Ciência e à Tecnologia.
 
 
Sociedade Brasileira de Química - SBQ