Início » Prêmio Mulher na Catálise Brasileira

Prêmio Mulher na Catálise Brasileira

 
A SBCat tem o prazer de anunciar que as Professoras Elena V. Goussevskaia (UFMG) e Heloise Pastore (UNICAMP) foram as ganhadoras do “Prêmio Mulher na Catálise Brasileira 2021”. O Prêmio "Mulher na Catálise Brasileira" é uma ação da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) para homenagear mulheres que se destacaram na formação de recursos humanos e/ou pesquisa científica e/ou que contribuíram para a consolidação da pesquisa e/ou se destacaram no empreendedorismo na área da catálise no Brasil, tanto na academia quanto na indústria.
 
A Professora Elena V. Goussevskaia possui graduação em Química pela Novosibirsk State University (Rússia) e defendeu o doutorado em Cinética Química e Catálise pelo Boreskov Institute of Catalysis of the Russian Academy of Science em 1981, onde atuou como pesquisadora na área de Catálise Organometálica até 1994. Já no Brasil, Elena teve uma breve passagem pela Universidade de São Paulo entre 1993 e 1994. Atualmente, Elena é Professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1995, tendo alcançado a Titularidade em 2004. Seus interesses em pesquisa são em catálise homogênea e heterogênea na Química Fina através do desenvolvimento de processos catalíticos para a valorização de substratos provenientes da biomassa (principalmente terpenos naturais), com ênfase especial na oxidação seletiva de alquenos e álcoois, hidroformilação, hidrogenação e transformações catalisadas por ácidos. Foi sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Catálise e faz parte do Conselho Científico de Catálise da Academia de Ciências da Rússia. Foi, por vários anos, membro do Comitê de Assessoramento de Química do CNPq e da Câmara de Assessoramento de Ciências Exatas e dos Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
 
A Professora Heloise tem uma carreira ímpar, com destaque nacional e internacional. Iniciou como docente no Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1994, tendo alcançado em 2007 a posição de titular. Neste período consolidou uma linha de pesquisa importante no IQ na área de materiais com aplicações catalíticas, tendo desenvolvido diversos novos materiais e metodologias de síntese. Além disso, seu grupo contribuiu com elucidações estruturais e extensivos trabalhos de compreensão das propriedades superficiais de materiais e suas correlações com processos de adsorção e catálise. Ela tem realizado estudos de excelência, que contribuem à solução de questões globais e urgentes associadas ao meio ambiente e à geração de energia limpa e impactam na pesquisa científica em química e engenharia química. Como cientista e líder do Grupo de Peneiras Moleculares Micro e Mesoporosas (GPMMM). Heloise é um dos membros mais ilustres e participativos da nossa sociedade, tendo colaborado administrativamente como subdiretora de terminologias, Supervisora da Regional 3, Membro do Conselho Superior, foi indicada pela SBCat para compor o Comitê Assessor do CNPq-Química, e participou em três comissões avaliadoras do prêmio Tese de Doutorado em Catálise. Além de participar de todos os CBCat desde a 9° edição, a Profa. Heloise também colaborou na organização de diversos Encontros e Congressos apoiados pela SBCat: foi chair da Comissão Científica do 20CBCat, organizou dois Encontros de Catálise da Regional 3 e foi membro da comissão científica de outros três eventos. Foi membro da comissão organizadora da 18ª International Zeolite Conference.