Início » Informações

ℹ INFORMES CPG

Período de Suspensão das Atividades Presenciais

13/03 a 30/06


Atendimento exclusivamente por e-mail

✉ cpgiq@unicamp.br


➡ PLANO DE CONTINGÊNCIA IQ

➡ PROCEDIMENTOS PARA EXAMES DE QUALIFICAÇÃO

➡ CERTIDÃO NEGATIVA - ORIENTAÇÕES

➡ ALTERAÇÃO DE CALENDÁRIO - PÓS


 

Informações

Bloco 2: 
Bloco 3: 


ℹ INFORMES CPG

Período de Suspensão das Atividades Presenciais

13/03 a 30/06


Atendimento exclusivamente por e-mail

✉ cpgiq@unicamp.br


➡ PLANO DE CONTINGÊNCIA IQ

➡ PROCEDIMENTOS PARA EXAMES DE QUALIFICAÇÃO

➡ CERTIDÃO NEGATIVA - ORIENTAÇÕES

➡ ALTERAÇÃO DE CALENDÁRIO - PÓS


 

  •  SEMINÁRIOS 

Programa de seminários do IQ
Cromatografia Multidimensional: Avanços Recentes e Aplicações em Ciências “Ômicas”
Prof. Dr. Fabio Augusto - IQ - Unicamp
Data: 28 de maio - quinta-feira, 16h00
Resumo: A Metabolômica alcançou enorme popularidade nas últimas décadas, investigando distúrbios metabólicos e redes metabólicas para melhorar a qualidade da vida humana. Este conjunto amplo de técnicas tem por finalidade a análise de metabólitos primários e secundários, espécies exibem ampla variedade propriedades físicas e químicas: lipídios, metabólitos centrais de carbono, açúcares e aminoácidos, dentre outros. A química analítica desempenhou um papel central na metabolômica, ao mesmo tempo em que forneceu técnicas confiáveis para preparação de amostras e instrumentação para identificação e quantificação de metabólitos e processamento multivariado de dados. A análise abrangente, completa de misturas de metabólitos usando uma única plataforma instrumental é virtualmente impossível devido à sua complexidade;no entanto, esta tarefa pode ser pelo menos parcialmente resolvida combinando métodos complementares de separação como as cromatografia à gás e líquida, hifenadas com espectrometria de massas. No entanto, a enorme quantidade de analitos nessas amostras inevitavelmente excede a capacidade máxima dos instrumentos convencionais de GC e LC. As separações multidimensionais são abordagens poderosas onde pelo menos duas etapas de separação independentes são combinadas para melhorar a resolução cromatográfica; nesse contexto, a Cromatografia Gasosa Bidimensional Abrangente (GC×GC) proporciona capacidade de pico resultante de separações ortogonal em colunas de GC de seletividade complementar. GC×GC-MS permite a detecção, identificação e quantificação de várias centenas de analitos em uma única corrida e, portanto, possui um vasto potencial para metabolômica (e outras abordagens ditas “ômicas”, como a petroleômica). Discutiremos aqui os princípios básicos da GC×GC aplicada à metabolômica e petroleômica, abordando algumas aplicações na análise de biomarcadores de óleo bruto, fitopatologia e lipidômica humana.
Não é necessário fazer inscrição, mas a sala tem limite de 250 participantes. Caso o limite seja alcançado, será possível acesso pela sala de stream através do link:  https://stream.meet.google.com/stream/ed61ce96-a2b0-4075-b8d2-f772a7d78df8
 
Alunos de pós-graduação: o seminário será contabilizado para os alunos que acessarem a sala do Google Meet ou do Stream do Meet através dos links disponibilizados acima, obrigatoriamente com o e-mail @dac.unicamp.br e que permanecerem conectados ao seminário durante todo o evento
Atenção: Não será considerado para cumprimento de seminário da pós-graduação o acesso realizado através do stream do youtube.

WEBINAR:
"Here, There, and Everywhere": Beatles song or Microplastics status? Fundamentos e perspectivas!”
Prof. Walter Ruggeri Waldman (UFSCar)
Fragmentos de borracha nos Alpes, pedaços de verniz no Ártico e sacola plástica a onze mil metros de profundidade no oceano nos fazem acreditar os plásticos são o material feito pelo homem mais bem sucedido em se espalhar pelo planeta. No seminário vamos abordar a seguinte sequência de temas: 1) como os plásticos se espalharam tanto e os microplásticos são tão onipresentes; 2) qual a origem da sua potencial toxicidade; 3) qual a ciência de polímeros por trás dos microplásticos; 4) como vamos tentar sair deste problema.
DATA/ HORÁRIO
29 de maio de 2020 às 11h00
Acesso:
Evento on-line e gratuito, com vagas limitadas na sala.

A CPG informa aos alunos de Pós-Graduação que a participação deles neste evento será contabilizada como um seminário para cumprimento desta exigência no programa. Especificamente neste seminário, o aluno deverá, nos comentários da sala, informar NOME_RA_CURSO para que seja registrada a presença.
 
EMENTA:
Formação e aplicação de polímeros particulados; Fotodegradação de polímeros; Impacto ambiental de polímeros: lixiviação de aditivos, sorção de poluentes, coeficiente de partição, ecotoxicidade, biomagnificação e bioacumulação; Economia circular.
PALESTRANTE:
Prof. Walter Ruggeri Waldman possui Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado (1997) e doutorado (2006) em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou como docente na Universidade Metodista de Piracicaba, na Universidade São Francisco e em escolas de ensino médio da Região de Campinas e como supervisor de desenvolvimento e engenharia na Starplast, em Iracemápolis-SP. De 2007 a 2010 foi professor da Universidade Estadual do
Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos no campus de Sorocaba e está afastado para estágio pós-doutoral financiado pela cooperação Capes-Humboldt.
REALIZAÇÃO: INCTAA

  • DEFESAS DE JUNHO

LINK DA TRANSMISSÃO DA DEFESA: https://youtu.be/4PQed4HoEXU


LINK DA TRANSMISSÃO DA DEFESA: https://youtu.be/flBrOhfwMko


LINK DA TRANSMISSÃO DA DEFESA: https://youtu.be/ZMAYiJp6ITc


LINK DA TRANSMISSÃO DA DEFESA: https://youtu.be/0CLwRHIjyQY


LINK DA TRANSMISSÃO DA DEFESA: https://youtu.be/F6AXKtomTHs


LINK DA TRANSMISSÃO DA DEFESA: https://youtu.be/g7AxuaJobQI