Início » Pós-Graduação » Documentos para Matrícula de Ingressante na Pós-Graduação

Documentos para Matrícula de Ingressante na Pós-Graduação

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA DE INGRESSANTES NA PÓS-GRADUAÇÃO:

Aprovados deverão comparecer na Secretaria de Pós-Graduação do IQ exclusivamente em um dos dias abaixo:

10, 11 ou 12 de fevereiro ou no dia 03 de Março das 09 às 11h e das 13h às 16h


  •  MESTRADO 

​Importante: O Currículo Lattes do orientador deve estar atualizado em 2020 (será verificado no ato da matrícula)

✅ Entregar os documentos abaixo no dia da matrícula presencial:

  • Termo de Compromisso assinado pelo(a) aluno(a) e orientador(a): LINK
  • Aceite de orientação - LINK
    • RA (apenas para os ex-alunos da UNICAMP - demais, RG/RNE), Nome, e-mail e telefone
    • Código do curso: 05
    • Nome do Curso: Química
    • Nível: Mestrado
    • Área de Concentração: AA - Química Inorgânica, AB - Química Analítica, AC - Físico-Química ou AD - Química Orgânica (seguir a área inserida na inscrição)
    • Orientação / Data de Aceite: 01/03/2020
    • Dados do Professor Orientador: Preencher matrícula, Nome do Orientador e Assinatura
    • Dados do Coordenador Geral da CPG: Matrícula 260924, Nelson Henrique Morgon (a assinatura do coordenador será coletada pela CPG)

✅ Apresentar os documentos abaixo no dia da matrícula presencial (não são necessárias cópias):

  • Documento que comprove conclusão da Graduação (Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão com data de colação de grau e dados de reconhecimento de curso);
  • Documento de identificação com foto.

✅ Inserir no sistema Acadêmico nos prazos indicados abaixo:

  • Requerimento de matrícula em disciplinas:
    • Inserir no sistema da DAC as disciplinas que serão cursadas no 1º semestre de 2020 nos dias abaixo (períodos diferentes, de acordo com os dias da matrícula no curso), utilizando login e senhas recebidos na matrícula:
      • entre os dias 10 a 12 de fevereiro 2020, para os matriculados no período de 10 a 12 de fevereiro de 2020 (em DAC/Estudantes/"Serviços Acadêmicos" - LINK)
      • entre os dias 08 e 11 de março de 2020, para os matriculados no dia 03 de março (em DAC/Estudantes/"Alteração de Matrícula" - LINK)
        • Consulte as disciplinas oferecidas: LINK
        • ​​Atenção: Devem ser inseridas as DISCIPLINAS e TURMAS corretamente para que as matrículas não sejam negadas. As disciplinas a serem inseridas são as que o aluno cursará no 1º semestre de 2020 apenas e estas são definidas entre aluno e orientador. Ressaltamos que alunos ingressantes não podem matricular-se nas disciplinas de Seminários no primeiro semestre do curso! Em hipótese alguma serão inseridas matrículas em disciplinas fora dos períodos acima.
        • Nos casos eventuais de alunos de mestrado que não irão cursar disciplinas no primeiro semestre, deverá, obrigatoriamente, ser inserida matrícula na disciplina de vínculo "AA001" - turma "A".
  • Documentos Pessoais e Acadêmicos - Os documentos relacionados abaixo serão inseridos pelo aluno, através de upload no site da DAC (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação), até 30 dias após a matrícula (pedimos que seja feito no mesmo dia de sua matrícula):
    • Diploma de Graduação ou Certificado* de conclusão com data de colação de grau e dados de reconhecimento de curso
    • Documento de Identidade 
    • Certidão de Nascimento ou Casamento
    • CPF

* O diploma de Graduação devidamente registrado deve ser entregue no prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula, e com pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa da Dissertação ou Tese. No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Verifique a Norma de Admissão no Curso de Mestrado: AQUI


  •  DOUTORADO 

​Importante: O Currículo Lattes do orientador deve estar atualizado em 2020 (será verificado no ato da matrícula)

✅ Entregar os documentos abaixo no dia da matrícula presencial:

  • Termo de Compromisso assinado pelo(a) aluno(a) e orientador(a)LINK
  • Aceite de orientação LINK
    • RA (apenas para os ex-alunos da UNICAMP - demais, RG/RNE), Nome, e-mail e telefone
    • Código do curso: 55
    • Nome do Curso: Química
    • Nível: Doutorado
    • Área de Concentração: AA - Química Inorgânica, AB - Química Analítica, AC - Físico-Química ou AD - Química Orgânica (seguir a área inserida na inscrição)
    • Orientação / Data de Aceite: 01/03/2020
    • Dados do Professor Orientador: Preencher matrícula, Nome do Orientador e Assinatura
    • Dados do Coordenador Geral da CPG: Matrícula 260924, Nelson Henrique Morgon (a assinatura do coordenador será coletada pela CPG)

✅ Apresentar os documentos abaixo no dia da matrícula presencial (não são necessárias cópias):

  • Documento que comprove conclusão da Graduação (Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão com data de colação de grau e dados de reconhecimento de curso) e/ou do Mestrado (diploma de Mestrado ou Certificado de Conclusão);
  • Documento de identificação com foto.

✅ Inserir no sistema Acadêmico nos prazos indicados abaixo:

  • Requerimento de matrícula em disciplinas:
    • Inserir no sistema da DAC as disciplinas que serão cursadas no 1º semestre de 2020 nos dias abaixo (períodos diferentes, de acordo com os dias da matrícula no curso), utilizando login e senhas recebidos na matrícula:
      • entre os dias 10 a 12 de fevereiro 2020, para os matriculados no período de 10 a 12 de fevereiro de 2020 (em DAC/Estudantes/"Serviços Acadêmicos" - LINK)
      • entre os dias 08 e 11 de março de 2020, para os matriculados no dia 03 de março (em DAC/Estudantes/"Alteração de Matrícula" - LINK)
        • Consulte as disciplinas oferecidas: LINK
        • ​​​​​Atenção: Devem ser inseridas as DISCIPLINAS e TURMAS corretamente para que as matrículas não sejam negadas. As disciplinas a serem inseridas são as que o aluno cursará no 1º semestre de 2020 apenas e estas são definidas entre aluno e orientador. Ressaltamos que alunos ingressantes não podem matricular-se nas disciplinas de Seminários no primeiro semestre do curso! Em hipótese alguma serão inseridas matrículas em disciplinas fora dos períodos acima.
        • Nos casos eventuais de alunos de doutorado que não irão cursar disciplinas no primeiro semestre, deverá, obrigatoriamente, ser inserida matrícula na disciplina de vínculo "AA002" - turma "A"
  • Documentos Pessoais e Acadêmicos - Os documentos relacionados abaixo serão inseridos pelo aluno, através de upload no site da DAC (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação), até 30 dias após a matrícula (pedimos que seja feito no mesmo dia de sua matrícula):
    • Diploma de Graduação ou Certificado* de conclusão com data de colação de grau e dados de reconhecimento de curso e Diploma de Mestrado (para quem cursou mestrado)
    • Documento de Identidade 
    • Certidão de Nascimento ou Casamento
    • CPF

* O diploma de Graduação devidamente registrado deve ser entregue no prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula, e com pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa da Dissertação ou Tese. No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Verifique a Norma de Admissão no Curso de Doutorado: AQUI


 
  •  ATENÇÃO - ESTUDANTES ESTRANGEIROS 
 
Estudantes estrangeiros, antes de efetuar a matrícula em curso nas Secretarias de Pós-Graduação da Unidade de Ensino, deverão comparecer ao Atendimento da DAC com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:
  • Página de identificação do passaporte;
  • Página do passaporte que contém o visto;
  • Página do passaporte com o carimbo de entrada no país;
  • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal;

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de CRNM válido. 

Após o comparecimento na DAC, o estudante deverá comparecer na Secretaria de Pós-Graduação para efetuar sua matrícula nos dias e horários previstos no calendário escolar com os documentos relacionados nesta página, de acordo com o nível correspondente (mestrado ou doutorado) .
 
Após a matrícula, os estudantes estrangeiros devem fazer o upload dos seguintes documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação):
  • Diploma de Graduação* (excepcionalmente, este pode ser substituído temporariamente pelo Certificado de Conclusão de Graduação)
  • certidão de nascimento ou casamento
  • cadastro de pessoa física (CPF) 

* O diploma de Graduação devidamente registrado deve ser entregue no prazo máximo de 9 (nove) meses a contar da data da matrícula, e com pelo menos 60 (sessenta) dias antes da defesa da Dissertação ou Tese. 

Informações sobre Legalização e Apostilamento de documentos estrangeiros: AQUI