Início » Pós-Graduação » LINKS ÚTEIS

LINKS ÚTEIS

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) é o principal órgão de apoio e assistência estudantil na Unicamp. Seus programas visam garantir que, ao ingressar na Universidade, os (as) estudantes possam se desenvolver plenamente a partir da associação de um ensino de qualidade a uma efetiva política de assistência estudantil, que incorpora auxílios referentes à moradia, alimentação, transporte e cultura, além de suportes na área educacional, social, jurídica e do mundo de trabalho. Os programas do SAE são direcionados à permanência, atendendo estudantes que apresentem dificuldades financeiras, de adaptações sociais e acadêmicas.

O SAE desenvolve ações para auxiliar o (a) estudante nos diferentes momentos da vida universitária, incluindo a transição do ensino médio para Universidade, os desafios acadêmicos e sociais do percurso estudantil, até o desenvolvimento de carreira, por meio das atividades de estágios. O atendimento aos estudantes é realizado em quatro áreas: Área Social, com atividades desenvolvidas pela equipe de serviço social; Área acadêmica, englobando atividades da orientação educacional, orientação jurídica e estágios; Área de bem estar, com ações voltadas à intervenção psicológica e psiquiátrica; e Ações culturais. O SAE também oferece atendimentos individuais e coletivos, como palestras, oficinas e cursos.


Oferece apoio ao bem estar psicológico por meio do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante. No SAPPE são oferecidos atendimentos psicológicos e psiquiátricos nas modalidades apresentadas na página do Serviço.


  •  Guia de ​Boas práticas para a promoção de bem-estar na universidade​: LINK

Esse Guia de Boas Práticas foi elaborado para auxiliar a todos em relação à prevenção e abordagem de situações de crise envolvendo estudantes ou outros membros da comunidade universitária bem como pessoas relacionadas a essa comunidade.


​Oferece atendimento ambulatorial gratuito aos seus alunos, funcionários docentes e não docentes em diversas especialidades médicas, saúde mental, fisioterapia, nutrição, enfermagem e odontologia.


O PME é o programa de moradia da Unicamp destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente, aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RCM). Os alunos que moram nesses arredores, mediante circunstâncias especiais e avaliadas pelo SAE, também poderão fazer uso da moradia


​O BITA – Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação tem o objetivo de dar acesso franqueado aos restaurantes universitários nos dias de funcionamento para café da manhã, almoço e jantar para estudantes de Graduação e Pós-Graduação que possuam renda per capita familiar bruta de até 1,5 salário mínimo nacional. O benefício é previsto no artigo 6º da Deliberação CONSU-A-35/2017 e regulamentado pela Resolução GR nº 20/2018, integra o rol de políticas de permanência estudantil da universidade.


A Divisão de Educação Infantil e Complementar constitui-se como um espaço socioeducativo para bebês e crianças, filhos e filhas de servidores Unicamp, Funcamp e estudantes de graduação e pós-graduação.