Início » Pós-Graduação » Histórico

Histórico

O Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, criado pela Lei Estadual nº 7.655 de 28/12/62, teve seu curso de Bacharelado em Química reconhecido pelo Decreto Federal nº 70.732 de 19/06/72.

Através de sua estrutura curricular, o Instituto de Química é a unidade responsável pela formação de profissionais de Química em nível superior e, também, pelas atividades de pesquisa no campo da Química, além de ministrar disciplinas de serviço aos alunos dos cursos de graduação nas áreas de Exatas, Tecnológicas e Biológicas.

O Instituto de Química é composto por quatro departamentos: Departamento de Físico-Química, Departamento de Química Analítica, Departamento de Química Inorgânica e Departamento de Química Orgânica, responsáveis pelo ensino e pesquisas.

O programa de Pós-Graduação do Instituto de Química oferece cursos de alto nível, comparáveis aos das melhores Instituições, que estão abertos a estudantes brasileiros que desejam completar seus estudos sem a necessidade de deixar o país para obtenção dos Títulos de Mestre e Doutor, bem como para estudantes estrangeiros.

Visando maior integração com a Comunidade, o Instituto de Química presta serviços a Instituições Públicas e Privadas, no que concerne ao treinamento de pessoal, assessoria e consultoria técnico-científica e desenvolvimento de projetos de pesquisa para as indústrias.

O corpo docente é composto por 97 professores titulares de doutorado.

Em 2017, 518 alunos de pós-graduação se inscreveram no programa.