Programa UniversIDADE no IQ

O Instituto de Química (IQ) promoveu, no mês de agosto, três oficinas de experimentação para 25 participantes do Programa UniversIDADE, com a temática “Ciência para todos: aromas e o mundo maravilhoso das luzes”. Os encontros aconteceram nos dias 14,21 e 28, nos Laboratórios de Pesquisa do IQ, com as oficinas “A Química dos Perfumes” e “Vela aromática com propriedade repelente”, e também a oficina “O mundo maravilhoso das luzes”, última oficina, que foi realizada no dia 28 no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), com experimentos sobre espectro eletromagnético, processo de fluorescência/emissão, de forma lúdica e contextualizada.

Os participantes, no encerramento, aprenderam a detectar falsificações de dinheiro e documentos, observaram a fluorescência de escorpiões e participaram de uma “balada fluorescente dos anos 80”, com premiação para a melhor fantasia e para a melhor pintura facial.

O evento, pioneiro no IQ, foi coordenado pelas funcionárias Cláudia Martelli e Acácia Adriana Salomão, e contou com a colaboração do Prof. Dr. Leandro Antonio de Oliveira, dos estudantes de pós-graduação Gabriel Rodrigues Alvarenga e de graduação Talyta Souza Rocha, além do apoio da Diretoria e da Comissão de Extensão. Estiveram presentes o Pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Prof. Dr. Fernando Antônio Santos Coelho, o diretor do IQ, Prof. Dr. Cláudio Tormena, a diretora associada Profa. Dra. Daniela Zanchet e funcionários do Instituto de Química.

O Programa UniversIDADE tem o objetivo de oferecer, de forma gratuita, atividades de caráter integrativo e interdisciplinar, no contexto não formal da educação relacionadas ao desenvolvimento social, cultural, de saúde física e mental para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. Mais informações em https://www.proec.unicamp.br/programa-universidade/