Prêmio CAPES de Teses 2024

A aluna Gabriela Fasolo Pivaro, orientada pelo Prof. Dr. Gildo Girotto Junior (IQ-Unicamp), ligada ao PECIM – Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, recebeu, em resultado preliminar, o Prêmio CAPES de Teses 2024 na área de Ensino. O título da tese da aluna foi “SOBRE A PROPAGAÇÃO DE DESINFORMAÇÕES CIENTÍFICAS NAS REDES
SOCIAIS: UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA NO TWITTER PARA REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS”.

O PECIM é um Programa de Pós-Graduação da Unicamp, Mestrado e Doutorado,  integrado por quatro unidades acadêmicas da Unicamp: Faculdade de Educação, Instituto de Física “Gleb Wataghin”, Instituto de Geociências e Instituto de Química.

Confira a notícia completa sobre o prêmio:

Foi publicado nesta terça-feira, 27 de agosto, o resultado preliminar da 19ª edição do Prêmio CAPES de Tese 2024. A relação dos 49 trabalhos pré-selecionados como vencedores. além de outros 97 que receberão menções honrosas, pode ser acessada no site da Fundação.

O prazo para recurso nesta fase vai de 28 de agosto a 1º de setembro. Este ano, prêmio recebeu 1.632 inscrições, o maior número de todas as edições. Em 2023, foram 1.469 trabalhos inscritos.

Considerado o Oscar da Ciência Brasileira, o Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2023, nas áreas de avaliação definidas pela Fundação e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Dos vencedores, três receberão o Grande Prêmio, um para cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

A avaliação considera a originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação, organização do texto e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese. A solenidade de entrega do Prêmio CAPES de Tese ocorre em dezembro.

Premiação
Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual o trabalho foi defendido.

O Grande Prêmio corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador receberá uma premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação, que também será entregue aos coorientadores e ao Programa onde a tese foi defendida.

Instituições parceiras oferecerão prêmios adicionais. A Fundação Carlos Chagas vai oferecer R$25 mil aos autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e Ensino, além de quatro menções honrosas no valor de R$10 mil, duas em cada uma dessas áreas. O Instituto Serrapilheira concederá R$20 mil para cada um dos vencedores do Grande Prêmio nos colégios de Ciência da Vida e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.

Dimensions Sciences oferecerá US$ 2 mil à pesquisadora com o melhor trabalho de conclusão de doutorado na área de Biotecnologia que tenha como tema inovação e empreendedorismo. Além disso, a CAPES dará R$20 mil ao ganhador do Grande Prêmio no colégio de Humanidades.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/sai-resultado-preliminar-do-premio-capes-de-tese-2024#:~:text=Cada%20orientador%20receber%C3%A1%20uma%20premia%C3%A7%C3%A3o,Institui%C3%A7%C3%B5es%20parceiras%20oferecer%C3%A3o%20pr%C3%AAmios%20adicionais.