CESP realiza nova edição da feira de ciências

No dia 27/04, o Comitê Estudantil de Solidariedade Popular (CESP), projeto de extensão vinculado ao Instituto de Química da Unicamp, realizou a quarta edição da feira de ciências no Jardim São Marcos.

O projeto, vigente desde o final de 2020 por uma iniciativa do corpo discente do IQ frente a pandemia de COVID-19, tem como objetivo “derrubar os muros da universidade”. Para isso, realiza atividades junto da comunidade, desenvolvendo uma forte expressão da extensão universitária.

Entre as atividades realizadas, somam-se aulas de reforço escolar para a juventude, promoção de atividades esportivas e de lazer, divulgação científica e de solidariedade como distribuição de mantimentos.

Nesta quarta edição da feira de ciências, importante evento para disseminação do conhecimento científico produzido nas universidades, o CESP contou com a colaboração de 19 estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp para organização e execução da feira, além do apoio da Gerência de Ensino do IQ. Esforços de alunos do IQ, IFGW, IMECC, IG, IFCH, FE e FCF foram reunidos.

As demonstrações dos experimentos envolveram aspectos de química forense, física de fluidos, demonstrações com indicadores naturais de pH, microscopia, conscientização sobre animais peçonhentos, pintura com solos da região de Campinas e oficina sobre meteorologia.

O evento contou com participação ampla e ativa das crianças e jovens do bairro, que puderam ter contato direto com aspectos da experimentação científica alinhados à sua realidade e cotidiano.

A partir deste ano, o CESP conta com financiamento do 5º Edital ProEC – PEX 2023 com o projeto: “Comitê Estudantil de Solidariedade Popular (CESP): Extensão Universitária à Serviço dos Jovens do bairro Jardim São Marcos” da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, apoio financeiro da Diretoria do IQ e Comissão de Extensão em atividades que envolvam curricularização da extensão e coordenação da Profª Drª Taicia Fill.

Para mais informações ou para participar do projeto, entre em contato via: ou pelo nosso instagram: @cesp_campinas.