19ª edição da Unicamp de Portas Abertas

No dia 17 de agosto a UNICAMP recebeu milhares de visitantes no evento “Unicamp de Portas Abertas” – UPA, com recorde de público de 57 mil pessoas. Diversas atrações ocorreram nas diferentes unidades da Universidade e o Instituto de Química esteve presente.

No IQ, contamos com a participação de alunos de graduação, pós-graduação, pós-doutores, funcionários e docentes para que os visitantes pudessem vivenciar uma experiência incrível, aprender química de uma forma divertida e conhecer um pouco mais sobre os cursos e as modalidades oferecidas.

Na atividade “A Química da Impressão 3D”, liderada pelo Prof. Alberto Fracassi e o doutorando Wilton Sodré, foram explicadas as diferentes técnicas e materiais envolvidos na impressão 3D, sendo realizadas impressões demonstrativas em tempo real para auxiliar nas explicações.

“CSI-Química: Ressonância Magnética Nuclear 🕵️‍♂️🔍” os visitantes presentes puderam conhecer o equipamento de RMN por dentro e entender como ele pode ser uma ferramenta incrivelmente útil na investigação de diversos sistemas – de moléculas a pessoas, passando por poços de petróleo.

Outras atividades foram realizadas como o “Jogo das moléculas: a química do café”, liderada pela Profª Taicia Fill, no qual o participante pode colocar a mão na massa para “construir” diversas moléculas que estão presentes no café e no nosso dia-a-dia.

Na atividade de “Luminescência Molecular”, liderada pela Profª. Marcia Breitkreitz com o apoio do Prof. Marcus Seixas, foram realizados demonstrações que envolviam a emissão de luz na região do visível (fluorescência e quimioluminescência), abordando conceitos do dia-a-dia e também curiosidades, tais como identificar dinheiro ou documentos falsos e até encontrar sangue oculto em uma cena de crime.

A apresentação do curso de Química foi conduzida pela Profª. Cassiana Montagner e pelo Prof. Raphael Nagao com apresentações em diversos horários apresentando o curso de Química, formas de ingresso e permanência na Universidade, as diferentes modalidades de curso oferecidas pelo IQ, possibilidades de atuação do profissional de Química, entre outras informações. Contamos também com o apoio dos Profs. Dr. Caio Oliveira e Julio Pastre.

Outras atividades fizeram parte deste dia, como as demonstrações de experimentos nos laboratórios de Ensino do IQ, que foi um show de cores, espumas e animação.

Nos “Microplásticos, o contaminante presente em todos os lugares“ , liderada pela Profª Cassiana Montagner, seu grupo de pesquisa deu um show sobre processos de contaminação por plásticos em nosso meio ambiente trazendo uma importante reflexão sobre essa importante questão.

Na atividade “Do macro ao micro: explorando o invisível através do microscópio”, a Profª Daniela Zanchet, juntamente com a equipe técnica, conduziram a atividade e apresentaram aos visitantes amostras dos microplásticos através de microscópios ópticos com magnificação de até 40 vezes e através do Microscópio Eletrônico de Varredura por Emissão de Campo, que estava sendo operado remotamente.

A programação diversificada oferecida pelo Instituto de Química visa atrair novos estudantes para nossa Unidade como também fortalecer a conexão entre o público geral e a comunidade acadêmica, estimulando  “os estudantes e toda a comunidade a refletir sobre a importância da Universidade como espaço de pluralidade cultural, livre debate de ideias e capacidade de mover conhecimentos e esforços em direção a um futuro mais justo, democrático e sustentável”.

A UPA é um evento gratuito, que ocorre anualmente no mês de agosto e é aberto a toda sociedade.

Redação:  Monique Ottmann