Memória

História do Instituto de Química da Unicamp

Ao fim de 1966, o Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas teve sua criação aprovada pelo Conselho Estadual de Educação. Em fevereiro de 1967, foi instalado e teve início ao seu funcionamento, juntamente com o Instituto de Física, as Faculdades de Tecnologia de Alimentos e de Engenharia e o Colégio Técnico de Campinas.

Nomeado por um ofício de Zeferino Vaz, então presidente da Comissão Organizadora da Universidade de Campinas, Giuseppe Cilento, um renomado cientista brasileiro, foi o primeiro coordenador do Instituto de Química e gerenciou a formação do instituto, onde permaneceu até 1978. Ao lado dele, Jayr de Paiva Campello foi o primeiro diretor associado do IQ, atuando até 1976.

Ainda em 1967, ocorreu o primeiro vestibular da Unicamp para cursos de graduação, com oferecimento de 120 vagas. Nessa época, os alunos ingressantes cumpriam dois anos de um ciclo básico em comum, para ao fim escolher o curso de graduação. O primeiro aluno formado no curso de Química foi Francisco Benedito Teixeira Pessine, que posteriormente se formou como mestre e doutor em Química, e se tornou professor do nosso instituto.

O primeiro laboratório de pesquisa foi montado em 1969 e a instalação do instituto, em um dos prédios atualmente ocupados, ocorreu em 1971. Ao longo dos anos, a infraestrutura teve um enorme crescimento, ocupando hoje uma área de aproximadamente 32.000 m². Com cerca de 2.100 m² de laboratórios de ensino, 7.100 m² de laboratórios de pesquisa, 2.000 m² de salas de instrumentos, 1.320 m² de biblioteca, além de salas de aula, salas de professores e outras dependências, o Instituto de Química é um dos maiores institutos da Unicamp.

Assim como sua estrutura, o Instituto de Química da Unicamp cresceu muito ao longo dos anos como centro de pesquisa e ensino. Com 57 anos de existência, é um dos centros de excelência no ensino e na pesquisa em Química no Brasil, e cada vez mais, no mundo. Repleta de excelentes pesquisadores e profissionais, meritosas conquistas e contribuições para a sociedade, a história do instituto não pode ser esquecida. Esta seção é dedicada a registrar parte da sua história, curiosidades e homenagens aos seus grandes profissionais, que consolidaram o IQ como um dos mais prestigiados polos de pesquisa e formação nas principais áreas de Química.

Histórico de docentes

Histórico de funcionários

Histórico de diretores

50 anos - 2017

Homenagens

Comissão de memória

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.