Sobre o IQ
O Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas foi criado em 1967, iniciando-se as aulas, em nível de graduação, em 1968. O primeiro laboratório de pesquisa foi montado em 1969 e a instalação do Instituto em seu local atual ocorreu em 1971.
O Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas foi criado em 1967, iniciando-se as aulas, em nível de graduação, em 1968. O primeiro laboratório de pesquisa foi montado em 1969 e a instalação do Instituto em seu local atual ocorreu em 1971.
Ocupa hoje uma área de aproximadamente 32000 m², abrangendo cerca de 2100 m² de laboratórios de ensino, 7100 m² de laboratórios de pesquisa, 2000 m² de salas de instrumentos, 1500 m² de oficinas e almoxarifado e 1320 m² para a Biblioteca, além de salas de aulas, salas de professores, área administrativa e outras dependências.
O Instituto de Química formou, até o presente, mais de 2800 graduados e mais de 1800 teses de mestrado e doutorado foram defendidas.
A Biblioteca do IQ conta com 1400m2 e possui um expressivo acervo impresso, eletrônico e multimídia com cerca de 15.000 exemplares de materiais impressos, entre livros, obras de referência, handbooks, entre outros, 418 títulos de periódicos correntes e não correntes internacionais e nacionais, 2557 teses e dissertações e obras raras. No total a universidade assina 3.557 títulos de periódicos, 110 bases de dados e 331.017 ebooks. Por meio do Portal da Capes estão disponíveis 37.073 títulos de periódicos e 422 bases de dados.
A Divisão de Apoio Técnico Operacional é formada pelas Oficinas de Eletrônica, Manutenção Predial, Mecânica e Vidraria. As oficinas atuam em manutenção elétrica, hidráulica, refrigeração, eletrônica e pneumática, peças de serralheria e de vidraria.
Nas dependências do Instituto, está sediada a All Química Consultoria Júnior, que é uma entidade sem fins lucrativos, gerenciada e dirigida por alunos de graduação, com o objetivo de prestar consultoria nas diversas áreas da química, para micro, pequenas e médias empresas, além de proporcionar ao graduando um maior contato com a realidade profissional. Dentre suas atribuições estão vários projetos realizados, tanto em pesquisa quanto em desenvolvimento tecnológico. A All Química Consultoria Júnior pode ser contactada através de sua página https://www.allquimicajr.com.br/.
No Instituto de Química também está sediada a Central Analítica, órgão preparado para oferecer uma vasta gama de serviços, tais como: análise qualitativa e quantitativa clássicas, aplicação de metodologias analíticas, desenvolvimento de novos procedimentos e de métodos analíticos, desenvolvimento de produtos, melhoria de processos, análise de efluentes sólidos, líquidos e gasosos, pesquisa bibliográfica ampla, metrologia química e programas de qualidade. Mantém diferentes convênios institucionais.
O Instituto tem 85 docentes (sendo 08 colaboradores voluntários), todos em regime de tempo integral e dedicação exclusiva e com, no mínimo, o grau de Doutor em Ciência. Desde sua criação, publicou cerca de 5700 artigos em revistas científicas nacionais e principalmente internacionais.
O Instituto de Química oferece dois Cursos de Química: a) O Curso de Química, oferecido no período diurno, que forma profissionais nas modalidades Bacharelado, Bacharelado em Química Tecnológica e Licenciatura. O Bacharelado em Química é cursado por alunos que querem preparar-se para carreiras no ensino superior, em pesquisa e desenvolvimento (em universidades, institutos de pesquisa e empresas) e em atividades de análise química e controle ambiental. O Bacharel em Química Tecnológica tem habilitação profissional para diversas atividades de P&D, assistência técnica e produção industrial. O Licenciado pode exercer o magistério médio e superior. b) O Curso de Química – Modalidade Tecnológica, oferecido no período noturno, é cursado por alunos que desejam exercer, primordialmente, atividade industrial.
A intensa participação do corpo docente do Instituto em convênios e assessorias técnicas a indústrias reflete-se no ensino oferecido, desenvolvendo nos alunos sensibilidade para as necessidades da indústria nacional. A meta básica do ensino ministrado é formar profissionais com sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos fundamentais e com tendência à criatividade e ao auto-desenvolvimento, capazes de agir e pensar de modo independente, de forma a assimilar e promover o desenvolvimento da Química no país e no mundo.
Ingressam anualmente no curso de graduação cerca de 110 alunos, dos quais 70 no período diurno e 40 no período noturno. Além das disciplinas lecionadas para os cursos de Química, o Instituto leciona disciplinas de Química para aproximadamente outros 2000 alunos dos cursos diurnos de Geociências, Biologia, Física e Engenharias Química, Mecânica, Elétrica, Agrícola, Alimentos e de Computação e dos cursos noturnos de Biologia, Física, Licenciatura Integrada em Química e Física e Engenharias Química, Elétrica e de Alimentos.
O programa de pós-graduação em Química oferece a possibilidade de obtenção de mestrado e doutorado nas áreas de Química Analítica, Química inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química, em aproximadamente 40 linhas de pesquisa específicas. O programa vem sendo periodicamente avaliado pela CAPES, sendo continuadamente situado dentre os melhores do país na área da Química. Ingressam anualmente cerca de 110 novos alunos, havendo cerca de 450 alunos matriculados no programa.
Pelas dimensões e pela qualidade da pós-graduação, o Instituto de Química constitui-se num dos grandes centros brasileiros de pesquisa e formação de pesquisadores e bons professores universitários nas principais áreas da Química, estendendo-se sua influência sobre todo o território nacional.