Apresentação
O Laboratório Institucional de Análises Físico-Químicas reúne equipamentos de diversas técnicas analíticas:
– A Termoanálise compreende as técnicas que medem propriedades físicas ou químicas de uma substância, ou de seus produtos de reação, durante variação controlada de temperatura;
– A Espectrometria Atômica permite determinação multielementar em amostras em solução;
– A Análise Elementar permite determinar as composições de Carbono, Hidrogênio e Nitrogênio em amostras sólidas e viscosas;
– A técnica da Adsorção Física de Nitrogênio permite determinar área superficial e tamanho de poros em materiais sólidos.
Equipamentos
Detalhes sobre os equipamentos que podem ser encontrados no laboratório.
Analisador de Área Superficial Quantachome Nova4200e
O analisador de área superficial Nova4200e permite a determinação de área superficial, volume de poros e distribuição de tamanho de poros de amostras mesoporosas (faixa de 0,35 até >500 nm).
O equipamento possui 4 estações de tratamento, sendo possível tratar as amostras até 250 °C. Também é possivel a análise de até 4 amostras simultaneamente, realizando diferentes tipos de análises em cada uma delas (BET ou medida de tamanho de poros). As análises são realizadas empregando-se nitrogênio.
Este equipamento é fundamental para a caracterização textural de diferentes materiais, como por exemplo, sílicas mesoporosas, zeólitas, polímeros de coordenação, catalisadores, dentre outros.
Analisador elementar Perkin Elmer CHN2400
O analisador elementar CHN2400 permite a rápida determinação das porcentagens de carbono, hidrogênio e nitrogênio em uma amostra. A análise consiste na combustão completa da amostra e posterior redução dos gases formados, gerando-se os gases CO2, H2O, N2 que são medidos em um detector de condutividade térmica.
Possui amostrador automático com capacidade de 60 amostras.
Picnômetro de Helio Micromeritics Accupyc 1330
O picnômetro de hélio é utilizado para determinar a densidade e o volume real de materiais. .
Esta técnica não destrutiva permite a determinação do volume ocupado por uma determinada quantidade de material, através da comparação da variação da pressão de hélio na câmara da amostra e a de uma câmara de volume calibrado. O hélio é normalmente utilizado, porque, além de ser inerte, penetra facilmente nos poros das amostras, permitindo assim determinar o volume do sólido com mais rigor.
O laboratório possui porta-amostras de 3,5 e 10 cm3.
ICP-OES Perkin Elmer Optima 8300
O ICP-OES Perkin Elmer 8300 é um espectrômetro que utiliza plasma de argônio para a atomização e ionização de elementos para determinar sua concentração.A faixa de concentração dos padrões e amostras é de ppm, mas os limites de detecção dependem do tipo de elemento a ser analisado.
Software: Winlab 32 for ICP – Perkin Elmer
DSC Q2000
Calorimetria de Varredura Diferencial, (TA Instruments): Analisa transições endotérmicas e exotérmicas em função da temperatura com variação de energia.
Temperatura de Trabalho: de –150 à 300 °C.
DSC Q100
Calorimetria de Varredura Diferencial, (TA Instruments): Analisa transições endotérmicas e exotérmicas em função da temperatura com variação de energia.
Temperatura de Trabalho: de –90 à 300°C.
TGA-DTA 6200
Análise Termogravimétrica Simultânea com Análise Termo Diferencial (Seiko): Permite analisar perda de massa em função da temperatura (TGA), simultaneamente com DTA (Técnica na qual se monitora a variação da massa de uma amostra em função da temperatura ou do tempo em um ambiente de temperatura e atmosfera controladas).
Temperatura de Trabalho: ambiente até 1100°C.
DMS 6100
Analisador Dinâmico-Mecânico (Seiko): Estudo de propriedades mecânicas e viscoelásticas de termoplásticos, termorrígidos, compósitos, elastômeros e cerâmicos em função da temperatura, tempo e frequência, submetidos a uma tensão periódica, gerando informações dos módulos de perda ou armazenamento, estrutura e morfologia de polímeros.
Temperatura de Trabalho: -150 °C até 400 °C.