Histórico

Sobre a BIQ

Sobre a Biblioteca do IQ Unicamp

Em 01 de abril de 2022 a Biblioteca do Instituto de Química passou a ser denominada Biblioteca Prof. Dr. Oswaldo Luiz Alves.

Prof Oswaldo faleceu em julho de 2021 e foi um dos químicos mais importantes do país, reconhecido nacional e internacionalmente na área de nanotecnologia. Em 25 de agosto de 2021 foi aprovada na 364ª sessão da Congregação do Instituto de Química da Unicamp, a reinauguração da biblioteca do IQ com seu nome, em memória de toda sua magnífica contribuição à ciência brasileira.

As primeiras instalações foram em 1968 no centro de Campinas. O embrião da BIQ foi uma caixa de livros de Química doada pela COLTED-CAPES-MEC. Em 1970 foi instalada no atual campus e, no período de 1971 e 1977, foram adquiridas importantes coleções de periódicos que formaram efetivamente o acervo da BIQ. A partir de então a BIQ passou a fazer aquisições sistemáticas de publicações, além de ampliar significativamente a coleção de periódicos.

Atualmente, figura entre as principais bibliotecas brasileiras de Química, e é reconhecida pela qualidade do seu acervo impresso e eletrônico e seus serviços, ocupando uma área de 1400m2. É uma das 30 bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.