Dúvidas Frequentes

Biblioteca IQ Unicamp

Dúvidas Frequentes

  • O cátalogo online denominado Base Acervus (acervus.unicamp.br) integra o acervo impresso e eletrônico de todos os campi da Unicamp para pesquisar os títulos disponíveis para consulta e empréstimo, efetuar e acessar o conteúdo eletrônico

    Sempre orientamos o usuário a utilizar a aba “Busca Combinada” para formular e refinar a pesquisa aumentando as possibilidades de encontrar o item entre os primeiros resultados.

    A tela que aparecerá será esta: o próprio buscador dará destaque às palavras que usou para realizar a busca e filtrar.

    Obs: Note que foi encontrado UM registro, porém este dado não significa que foi encontrado UM livro: significa que, com as informações inseridas para a busca (Título, Nome do Autor e Ano da Edição/Publicação), foi encontrado um item correspondente à sua busca.

    Clicando em “Detalhes”, aparecerão muitas informações sobre a publicação.

    São às informações abaixo que o usuário deve se atentar para fazer o empréstimo, em especial: Suporte, Nº de Chamada, Localização, Biblioteca e Situação

  • O Número de Chamada é o item mais importante para localizá-lo na estante. Isto porque a organização dos livros respeita uma ordem numérica crescemte, conforme a Classificação Decimal Dewey (CDD), a qual vai de 000 a 900 e suas respectivas subdivisões, sendo as classificações recorrentes na BIQ as número 500 (Ciências Naturais e Matemáticas) e 600 (Tecnologia e Ciências Aplicadas).

    O número de chamada do livro estará em etiqueta colada na lombada do livro para fácil identificação

      

  • Os livros que não possuem restrição (Reserva e Consulta) poderão circular de acordo com as normas estipuladas pelo SBU. Ou seja, o prazo para permancer com o material é atribuído de acordo com o vínculo que o usuário possui com a Unicamp, o mesmo vale para a quantidade de itens que podem ser emprestados.

     

    CategoriaItens por UsuárioPrazo de Empréstimo (em dias corridos)
    Graduação1007
    Mestrado1028
    Doutorado1028
    Servidor1028
    Docente1028
    Aluno Especial (Graduação)0507
    Aluno Especial (Pós-Graduação)0528
    Pós-Doutorando1028
    Pesquisador Colaborador1028
  • O atraso na devolução de qualquer material emprestado na biblioteca gera penalidade para o usuário sob forma de suspensão. Ou seja, o usuário, durante um determinado período, fica impedido de emprestar livros em qualquer biblioteca integrante do SBU.

    Por dia de atraso, serão 03 dias de suspensão.

    Observação 1: Quando o livro estiver reservado por outro usuário, a suspensão será de 10 dias por dia de atraso.

    Observação 2:  Livros Reserva e Consulta têm horários específicos para devolução, conforme descrevem os avisos que constam na capa; o mesmo vale para periódicos.

    Observação 3: Itens como chave de armário e adaptador de tomada, quando devolvidos no dia seguinte, geram suspensão de 02 dias.

  • Desde que não esteja reservado para outro usuário, é possível fazer a renovação online do livro por até 05 vezes, sendo a sexta feita no balcão de atendimento.

    Para fazer a renovação, é necessário entrar com seu login e senha no sistema do SBU, no site acervus.unicamp.br. Em caso de esquecimento do login, entre em contato pelo e-mail .

    Após o login, na barra de serviços, selecione a opção “Circ./Renovação”.

    Selecione o item que deseja renovar e clique em “Renovar Itens Selecionados”.

    Depois de feita a renovação, o usuário será encaminhado para a tela onde aparecerão os dados da renovação, como código,número de renovações restantes e a opção de imprimir o recibo.

  • Lembre-se: A reserva de livro só é permitida em situações em que o livro em questão não está mais disponível para empréstimo!

    Logado, faça a busca pelo livro.

    Clicando em “Reservar”, uma janela solicitando a seleção da biblioteca e o volume do livro aparecerá. Uma vez preenchida e concluída a etapa, o código de reserva será gerado.

    IMPORTANTE: A reserva só será liberada para empréstimo após o usuário receber o e-mail informando da disponibilidade do item!

       

  • Depósito de dados no REDU – Guia prático

    Informações importantes:

    • A maioria das dúvidas já estão respondidas no FAQ da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp (PRP):

    https://prp.unicamp.br/comissoes/gestao-de-dados-de-pesquisa/faq/

    • As informações e imagens utilizadas foram retiradas do treinamento Novos mecanismos e fluxo para homologação de teses e dissertações – inserção de dados no REDU disponível em:

    https://www.youtube.com/watch?v=GBcMNqJ6YzU

    Instrução Normativa CCPG nº 001/2024

    Dispõe sobre a regulamentação de inserção dos metadados e depósito dos dados de pesquisas no Repositório de Dados de Pesquisa – REDU:

    https://www.iar.unicamp.br/storage/2024/10/Instrucao-Normativa-CCPG-001-2024-REDU.docx_3839862-2.pdf

    Orientações gerais:

    • Após se autenticar com o e-mail institucional, o usuário preencherá um formulário de primeiro acesso e deverá aguardar um dia útil para ter a permissão de acesso validada
    • O cadastro deve ser realizado bem antes da defesa

    Orientações para os docentes:

    • Todo/a orientador/a deve se cadastrar uma única vez no REDU
    • A seguir, para cada tese ou dissertação, deve preencher um formulário online autorizando o/a orientando/a cadastrar e inserir os dados resultantes da pesquisa

    https://forms.gle/tDdM67PQYEgoPrCE7

    • A autorização de discentes pode ser feita a qualquer momento durante o desenvolvimento da pesquisa, não precisa esperar a defesa
    • Passada a defesa, na fase de homologação, o/a orientador/a deve confirmar (via DAC-SIGA) que os DOIs fornecidos pelo discente são do REDU e correspondem efetivamente aos dados gerados pela pesquisa
    • Isso é feito com um clique no sistema SIGA da DAC

    Orientações para os discentes:

    • Devem solicitar ao/à orientador/a que autorize a inserção de dados pelo formulário de corresponsabilidade:

    https://forms.gle/tDdM67PQYEgoPrCE7

    • A seguir, devem inicialmente cadastrar os metadados (sendo gerado um DOI por cadastro) e, a seguir, inserir os arquivos
    • O(s) DOI(s) do cadastro deve ser informado na fase de homologação via sistema SIGA da DAC

    Passo a passo para inserir os metadados no REDU:

    • Logar no REDU (https://redu.unicamp.br/)
    • Selecionar uma área do conhecimento
    • Clicar em Add data/New dataset
    • Inserir campos obrigatórios e não obrigatórios se for o caso
    • Inserir os arquivos
    • E-mails serão enviados pelo REDU após a inserção dos metadados e também após o depósito dos arquivos

    Orientações para a inserção dos metadados:

    • Colocar um título que represente os dados da pesquisa (não utilizar o título da dissertação ou tese)
    • O resumo deve descrever a finalidade, a natureza e o escopo do conjunto de dados de pesquisa (não utilizar o resumo da dissertação ou tese)
    • O contato é obrigatoriamente o do/a orientador/a
    • As palavras-chaves podem ser as mesmas da dissertação ou tese
    • Após preencher corretamente os campos com os metadados, pode-se fazer o depósito dos arquivos
    • Quando o arquivo não puder ser disponibilizado no REDU, informar a razão. Exemplo:

    “Os dados não podem ser disponibilizados por questões de proteção intelectual. Para mais informações, contatar os responsáveis”

    • Essa informação de ser inserida após a descrição dos dados de pesquisa, no campo Descrição conforme a orientação do orientador/a
    • Após o depósito do(s) arquivo(s), é necessário clicar em Submit for review
    • O DOI só será validado após a revisão ser confirmada pelo pessoal do SBU
    • Com os DOIs validados, estes podem ser inseridos no Sistema SIGA-DAC para que possam ser homologados pelo/a orientador/a

    Em caso de dúvidas, por favor contatar a equipe responsável pelo REDU através do e-mail:

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