Dúvidas Frequentes
Abaixo, estão as principais dúvidas de nossos usuários. Se mesmo assim você tiver alguma questão, entre em contato pelo e-mail
Como buscar livros na Base Acervus
O cátalogo online denominado Base Acervus (acervus.unicamp.br) integra o acervo impresso e eletrônico de todos os campi da Unicamp para pesquisar os títulos disponíveis para consulta e empréstimo, efetuar e acessar o conteúdo eletrônico
Sempre orientamos o usuário a utilizar a aba “Busca Combinada” para formular e refinar a pesquisa aumentando as possibilidades de encontrar o item entre os primeiros resultados.
A tela que aparecerá será esta: o próprio buscador dará destaque às palavras que usou para realizar a busca e filtrar.
Obs: Note que foi encontrado UM registro, porém este dado não significa que foi encontrado UM livro: significa que, com as informações inseridas para a busca (Título, Nome do Autor e Ano da Edição/Publicação), foi encontrado um item correspondente à sua busca.
Clicando em “Detalhes”, aparecerão muitas informações sobre a publicação.
São às informações abaixo que o usuário deve se atentar para fazer o empréstimo, em especial: Suporte, Nº de Chamada, Localização, Biblioteca e Situação
Como procurar o livro no acervo
O Número de Chamada é o item mais importante para localizá-lo na estante. Isto porque a organização dos livros respeita uma ordem numérica crescemte, conforme a Classificação Decimal Dewey (CDD), a qual vai de 000 a 900 e suas respectivas subdivisões, sendo as classificações recorrentes na BIQ as número 500 (Ciências Naturais e Matemáticas) e 600 (Tecnologia e Ciências Aplicadas).
O número de chamada do livro estará em etiqueta colada na lombada do livro para fácil identificação
Prazos de empréstimo
Os livros que não possuem restrição (Reserva e Consulta) poderão circular de acordo com as normas estipuladas pelo SBU. Ou seja, o prazo para permancer com o material é atribuído de acordo com o vínculo que o usuário possui com a Unicamp, o mesmo vale para a quantidade de itens que podem ser emprestados.
Categoria Itens por Usuário Prazo de Empréstimo (em dias corridos) Graduação 10 07 Mestrado 10 28 Doutorado 10 28 Servidor 10 28 Docente 10 28 Aluno Especial (Graduação) 05 07 Aluno Especial (Pós-Graduação) 05 28 Pós-Doutorando 10 28 Pesquisador Colaborador 10 28 Penalidades
O atraso na devolução de qualquer material emprestado na biblioteca gera penalidade para o usuário sob forma de suspensão. Ou seja, o usuário, durante um determinado período, fica impedido de emprestar livros em qualquer biblioteca integrante do SBU.
Por dia de atraso, serão 03 dias de suspensão.
Observação 1: Quando o livro estiver reservado por outro usuário, a suspensão será de 10 dias por dia de atraso.
Observação 2: Livros Reserva e Consulta têm horários específicos para devolução, conforme descrevem os avisos que constam na capa; o mesmo vale para periódicos.
Observação 3: Itens como chave de armário e adaptador de tomada, quando devolvidos no dia seguinte, geram suspensão de 02 dias.
Como renovar o livro
Desde que não esteja reservado para outro usuário, é possível fazer a renovação online do livro por até 05 vezes, sendo a sexta feita no balcão de atendimento.
Para fazer a renovação, é necessário entrar com seu login e senha no sistema do SBU, no site acervus.unicamp.br. Em caso de esquecimento do login, entre em contato pelo e-mail .
Após o login, na barra de serviços, selecione a opção “Circ./Renovação”.
Selecione o item que deseja renovar e clique em “Renovar Itens Selecionados”.
Depois de feita a renovação, o usuário será encaminhado para a tela onde aparecerão os dados da renovação, como código,número de renovações restantes e a opção de imprimir o recibo.
Como conectar a rede Eduroam
Como reservar o livro
Lembre-se: A reserva de livro só é permitida em situações em que o livro em questão não está mais disponível para empréstimo!
Logado, faça a busca pelo livro.
Clicando em “Reservar”, uma janela solicitando a seleção da biblioteca e o volume do livro aparecerá. Uma vez preenchida e concluída a etapa, o código de reserva será gerado.
IMPORTANTE: A reserva só será liberada para empréstimo após o usuário receber o e-mail informando da disponibilidade do item!
Como fazer o depósito no REDU
Depósito de dados no REDU – Guia prático
Informações importantes:
- A maioria das dúvidas já estão respondidas no FAQ da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp (PRP):
https://prp.unicamp.br/comissoes/gestao-de-dados-de-pesquisa/faq/
- As informações e imagens utilizadas foram retiradas do treinamento Novos mecanismos e fluxo para homologação de teses e dissertações – inserção de dados no REDU disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=GBcMNqJ6YzU
Instrução Normativa CCPG nº 001/2024
Dispõe sobre a regulamentação de inserção dos metadados e depósito dos dados de pesquisas no Repositório de Dados de Pesquisa – REDU:
https://www.iar.unicamp.br/storage/2024/10/Instrucao-Normativa-CCPG-001-2024-REDU.docx_3839862-2.pdf
Orientações gerais:
- Após se autenticar com o e-mail institucional, o usuário preencherá um formulário de primeiro acesso e deverá aguardar um dia útil para ter a permissão de acesso validada
- O cadastro deve ser realizado bem antes da defesa
Orientações para os docentes:
- Todo/a orientador/a deve se cadastrar uma única vez no REDU
- A seguir, para cada tese ou dissertação, deve preencher um formulário online autorizando o/a orientando/a cadastrar e inserir os dados resultantes da pesquisa
https://forms.gle/tDdM67PQYEgoPrCE7
- A autorização de discentes pode ser feita a qualquer momento durante o desenvolvimento da pesquisa, não precisa esperar a defesa
- Passada a defesa, na fase de homologação, o/a orientador/a deve confirmar (via DAC-SIGA) que os DOIs fornecidos pelo discente são do REDU e correspondem efetivamente aos dados gerados pela pesquisa
- Isso é feito com um clique no sistema SIGA da DAC
Orientações para os discentes:
- Devem solicitar ao/à orientador/a que autorize a inserção de dados pelo formulário de corresponsabilidade:
https://forms.gle/tDdM67PQYEgoPrCE7
- A seguir, devem inicialmente cadastrar os metadados (sendo gerado um DOI por cadastro) e, a seguir, inserir os arquivos
- O(s) DOI(s) do cadastro deve ser informado na fase de homologação via sistema SIGA da DAC
Passo a passo para inserir os metadados no REDU:
- Logar no REDU (https://redu.unicamp.br/)
- Selecionar uma área do conhecimento
- Clicar em Add data/New dataset
- Inserir campos obrigatórios e não obrigatórios se for o caso
- Inserir os arquivos
- E-mails serão enviados pelo REDU após a inserção dos metadados e também após o depósito dos arquivos
Orientações para a inserção dos metadados:
- Colocar um título que represente os dados da pesquisa (não utilizar o título da dissertação ou tese)
- O resumo deve descrever a finalidade, a natureza e o escopo do conjunto de dados de pesquisa (não utilizar o resumo da dissertação ou tese)
- O contato é obrigatoriamente o do/a orientador/a
- As palavras-chaves podem ser as mesmas da dissertação ou tese
- Após preencher corretamente os campos com os metadados, pode-se fazer o depósito dos arquivos
- Quando o arquivo não puder ser disponibilizado no REDU, informar a razão. Exemplo:
“Os dados não podem ser disponibilizados por questões de proteção intelectual. Para mais informações, contatar os responsáveis”
- Essa informação de ser inserida após a descrição dos dados de pesquisa, no campo Descrição conforme a orientação do orientador/a
- Após o depósito do(s) arquivo(s), é necessário clicar em Submit for review
- O DOI só será validado após a revisão ser confirmada pelo pessoal do SBU
- Com os DOIs validados, estes podem ser inseridos no Sistema SIGA-DAC para que possam ser homologados pelo/a orientador/a
Em caso de dúvidas, por favor contatar a equipe responsável pelo REDU através do e-mail: