Prof. Dr. JULIANO ALVES BONACIN
Chefe
Profa. Dra. CAMILLA ABBEHAUSEN
Vice-Chefe
Roberta Silva
Secretária
D-349
Telefone (19) 3521-3005
FAX (19) 3521-3023
Histórico
História do Departamento de Química Inorgânica
Autor: Prof. Dr. Marco Aurélio De Paoli
(Data da 1ª Publicação: 10/11/2015)A Universidade Estadual de Campinas foi fundada em 05/10/1966 e começou a funcionar no centro da cidade de Campinas antes da construção do campus em Barão Geraldo. O Instituto de Química foi previsto na fundação da Unicamp, tendo iniciado suas atividades em 1967, oferecendo aulas de Química aos alunos do primeiro vestibular. Durante os primeiros dois anos, as mesmas disciplinas eram ministradas para todos os alunos das Ciências Exatas e depois eles optavam por suas carreiras. O IQ se mudou para o campus de Barão Geraldo em 1970. Em 1971, os alunos e professores começaram a frequentar os blocos A e B das atuais instalações do IQ.
O primeiro Diretor do IQ da Unicamp foi o Prof. Giuseppe Cilento, Professor Titular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/USP) e tempo parcial na Unicamp. Quem realmente comandava e permanecia no IQ diuturnamente era o Prof. Jayr de Paiva Campelo, tempo integral e oficialmente vice-diretor. Foi ele quem batalhou de fato para o crescimento do Instituto, garimpando docentes em cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. O Prof. Jayr faleceu em outubro de 1976, ainda na função de vice-diretor. Foi sucedido nessa função pelo Prof. Aécio Pereira Chagas, que continuou o seu trabalho. Muitos professores da Inorgânica foram contratados por atuação direta dos Profs. Jayr e Aécio, já em “regime de dedicação integral à docência e a pesquisa” (RDIDP). Curiosamente, a área de Inorgânica foi a que teve o maior percentual de docentes brasileiros durante a sua implantação.
Os docentes
Logo após o IQ ter se estabelecido no campus, a Diretoria iniciou contratações de docentes em RDIDP, na seguinte ordem cronológica.
Claudio Airoldi: Foi o primeiro docente a ser contratado em tempo integral na formação do DQI em 1968. Ele desenvolveu a sua tese de doutorado no laboratório existente no campus atual e destinado aos professores do futuro Instituto de Química, sob a orientação do prof. Geraldo Vicentini do IQ da USP. Portanto, ele foi o primeiro docente a defender a sua tese totalmente desenvolvida na Unicamp na área de Química Inorgânica em 1970.
Eduardo Joaquim de Souza Vichi foi o segundo docente contratado, inicialmente em tempo parcial, para ministrar disciplinas em 1970. Defendeu a sua tese de doutorado no IQ USP em 1972, sob orientação do Prof. Pawel Krumholz, passando a desenvolver a partir desta data as suas atividades, em tempo integral no IQ Unicamp.
Paul Martin Kuznesof, norte-americano, pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), foi contratado em 1970. Deixou a Unicamp em 1975.
Yoshitaka Gushikem, foi contratado em 1971, nível MS3, ano em que defendeu a sua tese de doutorado no IQ USP sob orientação do Prof. Ernesto Giesbrecht.
Pedro Oliver Dunstan Lozano, peruano, foi contratado em 1972, também doutorado pelo IQ-USP sob a orientação do Prof. Geraldo Vicentini.
Oswaldo Luiz Alves, formado pelo IQ Unicamp, foi contratado, nível MS1 em 1974. Após defender a sua tese de doutorado direto no IQ Unicamp em 1974, orientada pelo Prof. Y Gushiken, passou a exercer as suas funções como MS3. Foi a primeira tese de doutorado defendida sob a orientação de um docente do próprio programa de pós-graduação do DQI/IQ Unicamp. Em 1979 saiu para um pós-doutorado na França, retornando em 1981 e implantando novas linhas de pesquisa no DQI, dentre elas a Química de Estado Sólido.
Inez Valeria Pagotto Yoshida, formada pelo IQ Unicamp, contratada como MS1 em 1974, fez o Mestrado e Doutorado no IQ Unicamp em 1975 e 1980, respectivamente, sob a orientação do Prof. Y. Gushiken.
Edson Stein, 1975, formado em Química, contratado como MS1, fez o Mestrado e Doutorado no IQ-Unicamp sob a orientação dos Profs. O.E.S. Godinho e E.J.S. Vichi, respectivamente.
Ulf Friedrich. Schuchardt, alemão, contratado pelo IQ Unicamp em 1976, nível MS3. Vinha de um pós-doutorado no Max Planck Institut für Kohlenforschung, Mülheim, Alemanha.
Celso Ulysses Davanzo, contratado pelo IQ Unicamp em 1976, nível MS2. Defendeu a sua tese de doutorado em 1980 no IQ Unicamp sob a orientação do Prof. Y. Gushiken. Exerceu as suas atividades a partir desta data como MS3.
Marco-Aurelio De Paoli, contratado pelo IQ em 1977, nível MS3. Fez o Doutorado no IQ-USP, sob a orientação do Prof. Pawel Krumholz, e vinha de um pós-doutorado de dois anos na Alemanha com bolsa da Fundação Alexander von Humboldt.
Pedro Faria dos Santos Filho, contratado em 1979, nível MS1. Recém formado, fez o Doutorado direto no IQ-Unicamp sob a orientação do Prof. Ulf.
Gilson Herbert Magalhães Dias, contratado em 1979, nível MS3. Havia se doutorado no IQ-USP sob a orientação do Prof. Pawel Krumholz e vinha de um pós-doutorado na Alemanha com bolsa da Fundação Alexander von Humbodt.
Muitos destes docentes tiveram a oportunidade de fazer estágios de pós-doutorado no exterior e, ao retornar, implantaram novas linhas de pesquisa no DQI. Vale ressaltar que esta atividade sempre foi incentivada no IQ-Unicamp, desde a sua criação permitindo uma constante renovação e atualização das linhas de pesquisa existentes.
Na década de 80, o DQI contratou apenas um docente, a Profa. Maria Domingues Vargas, em nível MS3, que vinha de um pós-doutorado na Inglaterra.
Na década de 90 uma ex-aluna do IQ-Unicamp foi contratada em nível MS3, Heloise de Oliveira Pastore, a qual fez o Mestrado e Doutorado no IQ-Unicamp, sob a orientação dos Profs. P.F. Santos Filho e E.J.S. Vichi, respectivamente. Durante o doutorado ela fez um estágio “sanduiche” com os Profs. Anthony J. Pöe e Geoffrey A. Ozin, na University of Toronto.
Outra docente contratada em 1994, Regina Buffon, gaúcha com graduação e Mestrado na UFRGS e Doutorado na Universite Claude Bernard, Lyon, França.
Como vemos, no começo muitos bacharéis, mestres e doutores, formados na Unicamp e no IQ/USP, foram contratados. Os Bacharéis e os Mestres fizeram seus estudos de pós-graduação no incipiente programa de pós-graduação do IQ/Unicamp, esperando que este novo Instituto tivesse seu programa de pós-graduação credenciado. Estes novos contratados lecionavam e, simultaneamente, cursavam o programa de pós-graduação no próprio IQ. Foi pensando no seu programa de pós-graduação que, a partir de 1971, o IQ também contratou diversas pessoas do exterior, a maioria com pós-doutorado, tanto estrangeiros como brasileiros.
As próximas contratações só viriam a ocorrer dez anos depois, em 2004, quando os primeiros professores já estavam atingindo o tempo de serviço para se aposentar. No período entre 2004 e 2015, houve uma intensa renovação dos quadros do DQI (Tabela 1) com a contratação de onze novos docentes e a aposentadoria de nove docentes. Esses novos docentes vieram com a pesada tarefa de manter a qualidade que o Departamento atingiu durante os seus anos de existência. Neste período, de 2004 até 2011, o ingresso na Unicamp se dava por Processo Seletivo, com contrato de trabalho válido por 6 anos. Ao final desse período os docentes se submetiam a um Concurso Público para a efetivação, estando a partir deste, sujeito às regras do estágio probatório. Portanto, a efetivação “de fato” poderia se dar somente após 9 anos no exercício das atividades. Esse procedimento causava muita tensão entre os novos docentes pois não lhes dava estabilidade na função. A partir de 2012 a Unicamp passou a adotar diretamente o Concurso Público para ingresso no quadro docente da Universidade.
Tabela 1 – Contratações Docentes no DQI a partir de 2004.
Graduação
Doutorado/Ano
Orientador de
Doutorado
Linha
OBS
Ana Flávia Nogueira 1996 – IQ/USP
2001 – IQ/Unicamp
Prof. M.A. De Paoli
Células Solares e Conversão de Energia
Pós-Doc. Imperial College of Science Technology And Medicine, Londres
Italo Odone Mazali 1994 – Unesp – Araraquara
2001 – IQ/Unicamp
Prof. O.L. Alves
Química do Estado Sólido
Fernando Aparecido Sígoli 1993 – Unesp – Araraquara
2001 – Unesp Araraquara
Prof. M.R. Davolos
Espectroscopia de Luminescência
Alviclér Magalhães 1995 – UFSCar
2002 – UFSCar
Prof. A.G. Ferreira
RMN de Sólidos
André Luiz Barboza Formiga 2001- UERJ
Doutorado Direto
2005 – IQ/USP
Prof. H.E. Toma
Química de Coordenação
Pedro Paulo Corbi 1996 – Unesp – Araraquara
2003 – Unesp Araraquara
Prof. A.C. Massabini
Química Bioinorgânica
Daniela Zanchet 1993 – UFPR – Engenharia Química
1999 – Doutorado em Física – IFGW/Unicamp
Prof. D. Ugarte
Materiais Nanoestruturados
2001 – Pós-Doc.
University of California, Berkeley.
Juliano Alves Bonacin 2001 – UEM
Doutorado Direto
2007 – IQ/USP
Prof. H.E. Toma
Química de Coordenação
Jackson Dirceu Megiatto Jr. 2001 – IQ/USP-São Carlos
Doutorado Direto
2006 – IQ/USP São Carlos (com período na Université de Bordeaux-1
Prof. E. Frollini
Química de Coordenação
Pós-Doc. Université de Bordeaux-1, New York University, Arizona State University
Camilla Abbehausen 2003 – IQ/Unicamp
2014 – IQ/Unicamp com período na Virginia Commonwealth University
Prof. P.P. Corbi
Química Bioinorgânica
Wdeson Pereira Barros 2006 – UFMG
2013 – UFMG com período na University of Edinburgh
Prof. H.O. Stumpf
Magnetismo Molecular
Paulo Cesar de Sousa Filho 2008 -USP
2013 – USP/FFCLRP com período na École Polytechnique – França (2012)
Prof. Osvaldo Antonio Serra
Nanomateriais Luminescentes
Pós Doc École Polytechnique França 2015/2016
O Departamento
O primeiro regimento da Unicamp deu aos departamentos a responsabilidade pelo ensino de graduação, implicando que cada Instituto ou Faculdade precisava ter departamentos para esse fim. Em 1970, foram estabelecidos no IQ dois departamentos: Química Orgânica e Química Fundamental. Em 1973 o nome deste último mudou para Departamento de Química Analítica, Inorgânica e Físico-Química.
O Instituto cresceu, a grande maioria dos seus professores atuava em tempo integral e possuía uma atuação de destaque no programa de pós-graduação, um dos poucos na época no Brasil que oferecia Mestrado e Doutorado nas quatro áreas de química. Sendo assim, em 1980, uma reunião do corpo docente discutiu e aprovou a divisão do Departamento de Química Analítica, Inorgânica e Físico-Química em três. O IQ passou a ter quatro departamentos: Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. Essa proposta foi encaminhada aos órgãos superiores da universidade e, em julho de 1983, foi aprovada pela Câmara Curricular da Unicamp. Os professores do antigo Departamento de Química Analítica, Inorgânica e Físico-Química tiveram de escolher em qual dos três departamentos queriam se afiliar, com a implicação de que o departamento escolhido definiria a área na qual ministrariam aulas de graduação. Essa foi uma decisão muito importante; a definição do Departamento não colocava amarras na área de pesquisa do docente, somente definia a área em que ministraria aulas. Isso permitiu a formação de grupos interdisciplinares e uma grande interação entre os docentes dos diversos departamentos. Também não foi definido um espaço físico para cada departamento, havendo professores de diferentes departamentos compartilhando um mesmo laboratório e todos os equipamentos do parque instrumental do IQ. Esse diferencial levou ao grande crescimento científico do DQI e do IQ.
Em 1980, o Prof. Yoshitaka foi indicado o primeiro chefe do novo “Departamento” de Química Inorgânica, que era composto por 12 docentes. Em 1983, após a regulamentação dos departamentos, o Prof. Pedro Dunstan foi eleito o primeiro chefe do Departamento de Química Inorgânica (DQI) (Tabela 2).
O DQI sempre procurou ser inovador em suas disciplinas de graduação e de pós-graduação. Na disciplina de laboratório dos alunos de graduação introduziu em 1979, de forma pioneira, a síntese de compostos de coordenação e de organometálicos. O experimento de síntese e acetilação do ferroceno marcou essa fase e ainda é usado até hoje. Já nesta época os alunos aprendiam a trabalhar sob condições de atmosfera seca e inerte. Além disso, o IQ disponibilizava (e disponibiliza até hoje) para os alunos de graduação várias técnicas instrumentais para a caracterização destes compostos. Nos cursos de pós-graduação introduziu em 1978 as disciplinas de Compostos Organometálicos e de Química Inorgânica Avançada.
As linhas de pesquisa do DQI na época em que foi criado, 1983, eram: Termoquímica, Catálise, Síntese de Organometálicos, Espectroscopia vibracional, Química do Estado Sólido, Compostos de coordenação e compostos de terras raras. Em 1981, houve um programa PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no IQ, que teve um dos seus focos voltado para a implantação de novas linhas de pesquisa no IQ. Durante esse programa o Prof. De Paoli fez um estágio na Université Libre de Bruxelles com o Prof. Georges Geuskens na área de Degradação e Estabilização de Polímeros. Quando retornou iniciou essa área no IQ de forma pioneira no Brasil. O récem-doutorado Prof. Pedro Faria fez um estágio, dentro do mesmo programa, no Max-Planck Institut em Mülheim/Ruhr, onde seu orientador (Prof. Ulf Schuchardt havia feito um pós-doutorado). Outras linhas foram implantadas mais tarde, tais como química de compostos de silício, Profa. I Valéria Yoshida e Ensino de Química, pelo Prof. Pedro Faria.
As contratações posteriores feitas pelo DQI a partir de 1996, listadas abaixo, contemplaram outras sub-áreas. Algumas linhas de pesquisa continuaram e novas linhas de pesquisas foram iniciadas: Catálise, Conversão de Energia, Espectroscopia, Interação de Nanoestruturas com Biossistemas, Magnetismo Molecular, Nanomateriais e Nanoestruturas, Química de Coordenação e Bioinorgânica, Química de Materiais, Química Supramolecular e Química Teórica.
Vale ressaltar que, do quadro docente do DQI saíram dois Presidentes da Sociedade Brasileira de Química, Comendadores da Ordem do Mérito Científico Nacional, membros da Academia Brasileira de Ciências e membros de Comitês Editoriais de periódicos científicos nacionais e internacionais. O DQI é o departamento da Unicamp que tem a maior representatividade na Academia Brasileira de Ciências.
Vale ressaltar que, a partir de 2002, foi criada a função de Professor Colaborador Voluntário (em 2006 passou a ser simplesmente Professor Colaborador, ProfCol) que permite que um professor aposentado permaneça na instituição exercendo as mesmas funções de um professor do quadro funcional, mas sem poder ocupar cargos ou participar de comissões. A Congregação do IQ definiu que o Professor Colaborador também arcaria com a carga didática normal do Departamento. Além disso, foi criada na mesma época a função de Pesquisador Colaborador (PesqCol), que é ligado a um docente do quadro, mas não tem obrigação didática. Alguns docentes aposentados permanecem ligados ao IQ em uma destas funções.
Tabela 2 – Chefias do DQI/IQ/Unicamp
Chefias de Departamento Período Docente 23/08/1980 a 05/11/1982 Yoshitaka Gushikem 06/11/1982 a 18/08/1983 Pedro Oliver Dunstan Lozano 19/08/1983 a 18/08/1985 Pedro Oliver Dunstan Lozano 23/08/1985 a 22/08/1987 Pedro Oliver Dunstan Lozano 23/08/1987 a 22/09/1989 Eduardo Joaquim de Souza Vichi 23/09/1989 a 24/09/1991 Eduardo Joaquim de Souza Vichi 25/09/1991 a 24/09/1993 Claudio Airoldi 25/09/1993 a 24/09/1995 Claudio Airoldi 25/09/1995 a 24/09/1997 Oswaldo Luiz Alves 25/09/1997 a 24/09/1999 Marco Aurelio De Paoli 25/09/1999 a 24/09/2001 Marco Aurelio De Paoli 25/09/2001 a 24/09/2003 Celso Ulisses Davanzo 25/09/2003 a 24/09/2005 Celso Ulisses Davanzo 25/09/2005 a 24/09/2007 Inez Valéria P. Yoshida 25/09/2007 a 24/09/2009 Inez Valéria P. Yoshida 25/09/2009 a 24/09/2011 Regina Buffon 25/09/2011 a 24/09/2013 Heloise de Oliveira Pastore 25/09/2013 a 24/09/2015 Italo Odone Mazali 25/09/2015 a 24/09/2017 Italo Odone Mazali 25/09/2017 a 24/09/2019 Fernando Aparecido Sigoli 25/09/2019 a 24/09/2021 Fernando Aparecido Sigoli 25/09/2021 até a presente data Juliano Alves Bonacin Tabela 3 – Situação do Corpo Docente do DQI desde 1968 até 2019.
DOCENTES DQI CARGO/FUNÇÃO ADMISSÃO DEMISSÃO APOSENTADORIA Professor Colaborador Pesquisador Colaborador Claudio Airoldi Prof. Titular MS-6 01/03/1968 – 03/10/2012 05/10/2012 a 04/10/2014 Eduardo Joaquim de Souza Vichi Prof. Titular MS-6 21/03/1970 – 03/10/1998 Yoshitaka Gushikem Prof. Titular MS-6 01/01/1971 – 01/12/2011 15/12/2011 a 14/12/2015 15/12/2015 a 14/12/2017 Pedro Oliver Dunstan Lozano Prof. Assoc. 5.1 01/12/1972 – 03/12/2013 04/12/2013 a 02/12/2015 05/12/2015 a 04/12/2017 Inez Valéria Pagodo Yoshida Prof. Titular MS-6 14/05/1974 – 05/08/2010 Oswaldo Luiz Alves Prof. Titular MS-6 20/05/1974 05/04/2019 06/04/2019 até agora Edison Stein Prof. Assoc. 5.1 01/07/1975 – 06/03/2007 Ulf Friedrich Schuchardt Prof. Titular MS-6 09/02/1976 – 10/04/2003 02/06/2007 a 01/06/2013 – DQI (02/06/2013 a 09/05/2017 – DFQ) Celso Ulisses Davanzo Prof. Dr. 3.1 03/05/1976 – 02/02/2011 Marco-Aurelio De Paoli Prof. Titular MS-6 17/05/1977 – 08/08/2003 08/10/2003 a 19/04/2012 30/07/2013 a 31/07/2014 – DQI 01/08/2014 a 31/07/2020 – DFQ Pedro Faria dos Santos Filho Prof. Assoc. 5.1 01/04/1979 01/05/2019 02/05/2019 até agora Gilson Herbert Magalhães Dias Prof. Assoc. 5.1 17/12/1979 – 15/09/2010 Maria Domingues Vargas Pro. Assoc. 5.1 13/01/1988 13/02/2003 Heloise de Oliveira Pastore Prof. Titular MS-6 29/04/1994 Ativa Regina Buffon Prof. Assoc. 5.2 29/04/1994 Ativo Ana Flávia Nogueira Prof. Assoc. 5.2 03/03/2004 Ativa Italo Odone Mazali Prof. Assoc. 5.1 15/07/2005 Ativo Fernando Aparecido Sígoli Prof. Assoc. 5.1 01/09/2006 Ativo Alviclér Magalhães Prof. Dr. 3.1 01/08/2008 31/07/2014 André Luiz Barboza Formiga Prof. Dr. 3.2 14/01/2009 Ativo Pedro Paulo Corbi Prof. Assoc. 5.1 27/07/2009 Ativo Daniela Zanchet Prof. Assoc. 5.2 27/07/2010 Ativa Juliano Alves Bonacin Prof. Dr. 3.1 02/07/2012 Ativo Jackson Dirceu Megiatto Jr. Prof. Dr. 3.2 18/04/2013 Ativo Camilla Abbehausen Prof. Dr. 3.1 29/04/2015 Ativa Wdeson Pereira Barros Prof. Dr. 3.1 01/06/2015 Ativo Paulo César de Sousa Filho Prof. Dr. 3.1 01/06/2017 Ativo
Concursos
Para informações sobre Concursos e Processos Seletivos acesse a página de concursos do Instituto AQUI.
Docentes
MS-6 - Prof. Titular | Bel. Quím. (USP-1996), Mestre Quím. (UNICAMP-1998), Dr. Ciências (UNICAMP-2001), Pós-Doutorado (Imperial College of Science Technology and Medicine, 2001-2002), Pós-Doutorado (USP, 2002-2004), Livre Docente (UNICAMP-2012), Pós Doutorado (SLAC-Stanford University - EUA, 2017)
MS-5.2 - Professor Associado II | Lic. Quím. (UERJ-2001), Dr. em Química (USP-2005), Pós-Doutorado (USP-2006), Livre Docente (UNICAMP -2015), Pós-Doutorado (Brookhaven National Laboratory, EUA-2019)
MS-5.1 - Professor Associado I | Bel. Química Tecnológica (UNICAMP 2003), Mestre em Química (UNICAMP 2009), Doutora em Ciências (UNICAMP 2014), Estágio sanduíche Doutorado (VCU/EUA 2012), Pós-Doutorado (UNICAMP 2015)
MS-6 - Professor Titular | Eng. Quím. (UFPR-1993), Mestre em Física (UNICAMP-1996), Dr. em Física (UNICAMP-1999), Pós-Doutorado (Univ. of California, Berkeley-2001), Livre Docente (UNICAMP-2014)
MS-5.2 - Professor Associado II | Bel. Química (UNESP- Araraquara-1993), Mestre em Química (UNESP- Araraquara-1997), Doutor em Química (UNESP- Araraquara-2001), Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, empresa OptNetrics, Inc. (2001-2004 - Los Angeles, CA - EUA), Pós-Doutorado (UNESP- Araraquara - 2005-2006), Livre – Docente (UNICAMP – 2013)
MS-6 - Professor Titular | Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1984), Mestre em Química pela UNICAMP (1987), Doutora em Ciências pela UNICAMP e University of Toronto (1992), Professor Titular (Unicamp - 2007)
MS-6, Professor Titular | Bel. Quím. Atrib. Tecnológicas (UNESP-Araraquara, 1994), Mestre Quím. (UNESP-Araraquara, 1997), Dr. Ciências (UNICAMP, 2001), Pós-Doutorado (UNICAMP, 2002/2003), Livre Docente (UNICAMP, 2012)
MS-5.1 Professor Associado I | Bel. Quim. (USP-2001), Dr. Quim. (USP/Univ. Bordeaux-1 - França-2006), Pós-Doutorado University of Bordeaux-1 – France, 2006-2007; New York University – USA, 2008-2010; Arizona State University – USA, 2010-2012
M3.1 - Professor Doutor I | Bacharel em Química (UNICAMP, 2010-2013), Mestre em Química (UNICAMP, 2014-2016), Doutor em Química (UFPR, 2016-2020), Estágio durante o Doutorado (Paul Pascal Research Center (CRPP), Bordeaux, França, 2019), Pós-doutorado (UNICAMP, 2020-2024), Estágio durante o Pós-Doutorado (Center for Nano Science and Technology -CNST, Istituto Italiano di Tecnologia - IIT, Milão, Itália, 2022-2023).
MS-5.2 - Professor Associado II | Bel. Quím. (UEM-2001), Doutor em Química (USP-2007), Pós-Doutorado (USP-2009)
MS-5.1 - Professor Associado I | Bel. Quím. (USP-Ribeirão Preto -2008), Dr. Ciências (USP-Ribeirão Preto-2013, com período sanduíche na École Polytechnique-França-2012), Pós-Doutorado (USP-Ribeirão Preto, 2013-2017), Pós-Doutorado (École Polytechnique-França, 2015-2016)
MS-5.2 - Professor Associado II | Bel. Quím. (UNESP-1996), Mestre em Química (UNESP-1999), Dr. em Química (UNESP-2003), Pós-Doutorado (UNESP-2006)
MS-5.1 - Professor Associado I | Lic. Química (UFMG, 2006), Mestre Química (UFMG, 2009), Dr. Ciências (UFMG, 2013), Pós-doutorado (Univ. València, Espanha, 2014), Pós-doutorado (UFMG, 2015)
Afastamento Docente
Afastamentos internacionais devem ser solicitados com pelo menos 10 dias úteis de antecedência
Os afastamentos devem ser solicitados em sistema próprio na Intranet.
Programa das Disciplinas de Graduação
Reuniões
REUNIÕES – 2º SEMESTRE 2024
Reuniões às sextas-feiras, das 10h00 às 12h00, na sala de reuniões da Diretoria
- 09/08
- 06/09
- 04/10
- 08/11
- 06/12
Representantes discentes
- Graduação:
- Maria Eduarda Barbosa Cardoso (tit.)
- sem suplente
- Pós Graduação:
- Davi dos Santos Leite (tit.);
- sem suplente
Representantes docentes
DOCENTES / REPRESENTAÇÕES | MANDATOS |
ANA FLÁVIA NOGUEIRA | |
Repr. Supl. Depto. Comissão de Segurança | 01/09/2022 a 31/08/2024 |
ANDRÉ LUIZ BARBOZA FORMIGA | |
Repr. Supl. Depto. na Comissão de Biblioteca | 26/10/2021 a 25/10/2023 |
Repr. Depto. Comissão de Extensão | 17/12/2021 a 16/12/2023 |
CAMILLA ABBEHAUSEN | |
Vice-Chefe do Departamento | 25/09/2021 a 24/09/2023 |
1º Repr. Suplente Depto. na CPG | 01/05/2023 a 30/04/2025 |
DANIELA ZANCHET | |
Vice-Diretora do IQ | 2022 a 2026 |
FERNANDO APARECIDO SIGOLI | |
2º Repr. Supl. do Depto. na CPG | 01/05/2023 a 30/04/2025 |
HELOISE DE OLIVEIRA PASTORE JENSEN | |
ITALO ODONE MAZALI | |
Coordenador da CPG | 26/10/2021 a 25/10/2023 |
JACKSON DIRCEU MEGIATTO JR. | |
Repr. Titular Depto. na Comissão de Biblioteca | 26/10/2021 a 25/10/2023 |
Repr. Tit. do Depto na Comissão de Segurança | 01/09/2022 a 31/08/2024 |
1º Supl. do Depto. na CG | 26/10/2021 a 25/10/2023 |
JULIANO ALVES BONACIN | |
Chefe do Departamento | 25/09/2021 a 24/09/2023 |
PAULO CESAR DE SOUSA FILHO | |
Repr. Titular do Depto. na CPG | 01/05/2023 a 30/04/2025 |
2º Repr. Suplente na CG | 16/10/2021 a 25/10/2023 |
PEDRO PAULO CORBI | |
Repr. Titular do Depto. na CG | 26/10/2021 a 25/10/2023 |
WDESON PEREIRA BARROS | |
Links rápidos
Utilize os botões abaixo para acesso rápido ao conteúdo desta página!