Paulo Cesar de Sousa Filho

Departamento de Química Inorgânica, Pós-Graduação

MS-5.1 – Professor Associado I | Bel. Quím. (USP-Ribeirão Preto -2008), Dr. Ciências (USP-Ribeirão Preto-2013, com período sanduíche na École Polytechnique-França-2012), Pós-Doutorado (USP-Ribeirão Preto, 2013-2017), Pós-Doutorado (École Polytechnique-França, 2015-2016)

Contato
Instituto de Química – UNICAMP, Caixa Postal: 6154, CEP: 13083-970, Campinas-SP.
Sala: I-209 – Lab: I-211
Fone: +55 (19)3521 3053
Fax: +55 (19) 3521 3023
Departamento de Química Inorgânica

Pesquisa
Nanomateriais Luminescentes: Síntese e aplicações no desenvolvimento de sensores ópticos:
I) estudo de metodologias de síntese em meios micro-heterogêneos (templates de sacrifício e microemulsões reversas), além de outras técnicas em fase líquida, visando à produção controlada de nanopartículas à base de terras raras; avaliação de mecanismos de conversão em fase líquida; manipulação de características como tamanho, área superficial, densidade e funcionalidade de superfície.
II) estabelecimento de correlações entre características morfológicas/estruturais moduláveis e propriedades luminescentes, através da caracterização de luminóforos de terras raras com relação às suas propriedades espectroscópicas fundamentais.
III) aplicação de nanoestruturas coloidais luminescentes na elaboração de novos sistemas de marcação de espécies reativas de oxigênio e de nanotermômetros ópticos em meios biológicos, com foco no desenvolvimento de sensores multimodais.