Início » Notícias » Cursos

Cursos

CURSOS DE GRADUAÇÃO


Curso 05 - QUÍMICA (Período Integral) Modalidades: - Bacharelado em Química -Bacharelado em Química Tecnológica -Licenciatura em Química
Matriz Curricular

O Profissional Curso 05

Bacharel - Nesta habilitação (AA), o curso confere o diploma de Bacharel em Química. O egresso poderá efetuar estudos, investigações, experiências e análises de caráter prático relacionados com a composição, as propriedades e as possíveis transformações das substâncias; aplicar leis, princípios e métodos conhecidos para descobrir e criar novos produtos químicos, para encontrar novos usos para os produtos existentes e novos métodos de produção; resolver problemas industriais específicos de sua área, tais como ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos, análise química, físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade. Poderá exercer atividades de direção, responsabilidade técnica, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, vistoria, perícia e serviços técnicos, no âmbito das respectivas atribuições citadas. É o profissional com formação direcionada para a pesquisa científica, que também pode atuar como professor no ensino superior e pleitear ingresso em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Bacharel em Química Tecnológica - Nesta habilitação (AD), o curso confere o diploma de Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas. O egresso poderá, além de todas as atribuições do Bacharel em Química, exercer as atividades correspondentes no âmbito da produção e dos tratamentos prévios e complementares de produtos químicos e resíduos; da operação, manutenção, condução e controle de equipamentos, instalações e processos industriais; de estudos técnicos e técnico-econômicos, pesquisas, desenvolvimento e execução de operações, processos e processamentos da indústria química. É o profissional com formação qualificada para atuar nos diversos setores da indústria química e correlatas. Também pode atuar como professor no ensino superior e pleitear ingresso em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Licenciado - O percurso de formação da licenciatura em química (habilitação AB) qualifica o egresso para atuar na Educação Básica e em espaços educativas não escolares, nas atividades de ensino, como professor da educação básica, e em outras dimensões do trabalho educacional, incluindo a pesquisa. A formação profissional inclui experiência investigativa e integração com aspectos sociais e culturais da ação educativa. O egresso recebe o diploma de Licenciado em Química e também pode atuar como professor no ensino superior e pleitear ingresso em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

 

Curso 50 - QUÍMICA (Período Noturno) Modalidade: - Química Tecnológica
Matriz Curricular

O Profissional Curso 50

Curso 50 - QUÍMICA TECNOLÓGICAEste curso confere o diploma de Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas. O egresso poderá efetuar estudos, investigações, experiências e análises de caráter prático relacionados com a composição, as propriedades e as possíveis transformações das substâncias; aplicar leis, princípios e métodos conhecidos para descobrir e criar novos produtos químicos, para encontrar novos usos para os produtos já existentes e novos métodos de produção; resolver problemas industriais específicos de sua área, tais como: ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos, análise química, físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade. Poderá exercer atividades de direção, responsabilidade técnica, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, vistoria, perícia, serviços técnicos, no âmbito das respectivas atribuições citadas. Poderá exercer as atividades acima relacionadas no âmbito da produção e dos tratamentos prévios e complementares de produtos químicos e resíduos; da operação, manutenção, condução e controle de equipamentos, instalações e processos industriais; de estudos técnicos e técnico-econômicos, pesquisas, desenvolvimento e execução de operações, processos e processamentos na indústria química. Destina-se primordialmente à atividade industrial. Poderá também atuar como professor universitário e pleitear ingresso em programas de pós-graduação ao nível de mestrado e de doutorado.