Home Eventos IQ - IQ Unicamp Programa de Seminários Polímeros para um futuro mais sustentável: caminhos para a circularidade

Polímeros para um futuro mais sustentável: caminhos para a circularidade

Palestrante:  Dr. Gabriel Perli, Marie Skłodowska-Curie Fellow, POLYMAT, Universidade do País Basco UPV/EHU- Espanha

 

Resumo: A produção e o consumo de plásticos em um modelo de economia linear são insustentáveis, pois geram resíduos mal geridos, poluição e altas emissões de carbono, ameaçando as metas climáticas e de sustentabilidade. Nos últimos 50 anos, a produção de polímeros cresceu significativamente, consolidando-se na economia contemporânea, mas sua durabilidade causa uma persistência ambiental preocupante.1 Com uma taxa de reciclagem de apenas 4% no Brasil, torna-se urgente adotar uma economia de carbono mais circular, que vise a redução do consumo, o reuso e a reciclagem, além do uso de biomassa e captura de CO₂ para minimizar as emissões. Cenários futuros indicam que atingir essa meta exigirá uma redução de 50% na demanda de plásticos, redução de fontes fósseis, e uma taxa de reciclagem de 95%, além do uso de energia renovável.2 Nesta apresentação, vou compartilhar exemplos de como podemos contribuir para o design de materiais mais sustentáveis. Primeiramente, serão apresentados os projetos de doutorado, nos quais foram realizadas sínteses de monômeros epóxidos baseados em líquidos iônicos com grupos cliváveis. Esses monômeros foram desenvolvidos para criar termofixos e compósitos com excelentes propriedades termomecânicas, os quais oferecem alternativas aos monômeros comerciais mais utilizados, baseados em bisfenol A. Em seguida, serão abordados projetos do pós-doutorado atual. Entre eles, destaca-se o desenvolvimento de espumas de origem biológica e isentas de isocianato, utilizando CO₂ como matéria-prima, e o uso de catalisadores para reciclagem química de polímeros. Outro foco importante é a criação de monômeros circulares – projetados para serem polimerizados, despolimerizados e repolimerizados, promovendo uma verdadeira circularidade. Esses exemplos demonstram como a química pode gerar soluções inovadoras que reduzem a pegada ambiental e promovem a circularidade. Por fim, gostaria de apresentar tendências e perspectivas para a química sustentável e as oportunidades de colaboração interdisciplinar nesse campo promissor. Referências: 1. Perli, G., Sardon, H. & Vidal, F. Reaction: Is a circular economy for chemicals and materials possible? Chem 10, 1961–1962 (2024); 2. Vidal, F. et al. Designing a circular carbon and plastics economy for a sustainable future. Nature 626, 45–57 (2024).

 

O Dr. Gabriel Perli graduou-se em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo laureado com o prêmio Lavoisier. Seu mestrado em Química Orgânica, também realizado na Unicamp sob a orientação da Professora Cátia Ornelas, explorou a síntese e autoagregação de dendrímeros e nanomateriais voltados para aplicações biomédicas. Posteriormente, desenvolveu sua tese de doutorado na Universidade de Lyon e no INSA de Lyon, sob a orientação dos Professores Jannick Rummeau e Sébastien Livi. Durante o doutorado, trabalhou no desenvolvimento de resinas epóxi baseadas em líquidos iônicos para a criação de termofixos e compósitos mais sustentáveis. Sua tese recebeu o prêmio de melhor tese da universidade nas categorias de sustentabilidade e geral. Em 2023, Gabriel foi contemplado com dois importantes financiamentos europeus, o Juan de la Cierva (Espanha) e o Marie Skłodowska-Curie (União Europeia), para realizar seu pós-doutorado, sob a supervisão do Professor Haritz Sardon, no qual lidera projetos em desenvolvimento de espumas sustentáveis, catálise para reciclagem química, e síntese de monômeros circulares.

The event is finished.

  • Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.
  • (19) 3521-3000
  • (19) 3521-3023

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.