Home Eventos IQ - IQ Unicamp Programa de Seminários O papel da Química na promoção da Circularidade: Desafios e oportunidades para o segundo século da Ciência de Polímeros

Palestrante: Prof. Dr. Caio Gomide Otoni (IQ-Unicamp)

Resumo: Este seminário abordará o papel central da Química na transição entre as lógicas linear e circular de se pensar a recém-centenária cadeia do plástico. Serão discutidos os principais desafios e oportunidades para os cientistas de polímeros, sobremaneira aqueles relacionados à pegada ambiental desta classe de materiais. Além de uma contextualização dos cenários científico, tecnológico e regulatório atuais, serão discutidas inovações relacionadas ao uso de biomassa como fonte de monômeros e polímeros, projeto privilegiando a extensão do ciclo de vida, associação supramolecular e tecnologias emergentes de reciclagem.

Caio Gomide Otoni: Docente de Química de Polímeros no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também foi Pesquisador de Pós-Doutorado. Foi, entre 2020 e 2024, Professor Adjunto A do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lotado na área de materiais poliméricos. É orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar. Tem formação em Engenharia de Alimentos (UFV) e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (UFSCar). Foi Pesquisador Visitante na Aalto University (Finlândia), no Agricultural Research Service (ARS)/United States Department of Agriculture (USDA; EUA) e na Università di Bologna (Itália), além de Pesquisador Colaborador no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) da Embrapa Instrumentação e no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Nucleou o grupo de pesquisa Matreerials – Materials Inspired by Trees. É Gestor Executivo do INCT Circularidade em Materiais Poliméricos. Seus principais interesses científicos envolvem biopolímeros e biocoloides, materiais sustentáveis, química supramolecular e embalagens multifuncionais.

• Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.