Home Eventos IQ - IQ Unicamp Programa de Seminários Investigações de materiais grafênicos por RMN em uma abordagem experimental / computacional

Investigações de materiais grafênicos por RMN em uma abordagem experimental / computacional

Palestrante: Prof. Dr. Jair Carlos Checon de Freitas – Universidade Federal do Espírito Santo – Departamento de Física

 

Resumo: Materiais grafênicos são assim denominados por contarem com a presença de planos grafenos como os constituintes fundamentais de sua estrutura, sendo o grau de organização estrutural e a interação entre os planos individuais dependentes das condições utilizadas para preparação do material. Exemplos incluem óxido de grafeno, óxido de grafeno reduzido, nanografites e muitos outros. Dentre as técnicas utilizadas para caracterização desses materiais, a espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) no estado sólido é reconhecida como uma das mais úteis ferramentas para investigações sobre aspectos químicos e estruturais em escala atômica, com uso de núcleos sondas como 13C (principalmente), 1H e 31P, dentre outros. Este seminário abordará a utilização de RMN no estado sólido para investigações sobre materiais grafênicos, contemplando aspectos experimentais e computacionais; serão também descritos exemplos de trabalhos recentes desenvolvidos nesse tema, incluindo estudos envolvendo óxidos de grafeno reduzidos e suas aplicações para o desenvolvimento de sensores e outros dispositivos eletroquímicos.

 

Breve currículo: Jair C. C. Freitas (http://blog.ufes.br/jairfreitas, https://orcid.org/0000-0002-4474-2474) é Professor Titular no Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenador do Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos (LMC – www.carbono.ufes.br). Possui os títulos de Bacharel em Física (UFES, 1992); Mestre em Física (Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, 1994); Doutor em Física (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Rio de Janeiro, 2000). Atuou como pesquisador visitante na área de RMN de sólidos na Universidade de Warwick (Coventry, 2006-2007) e na Universidade da Ânglia Oriental (Norwich, 2018), ambas no Reino Unido. Sua atuação é centrada em Física da Matéria Condensada, RMN no Estado Sólido e Materiais de Carbono. Seu grupo de pesquisa desenvolve atividades experimentais e computacionais envolvendo diferentes tipos de materiais, com ênfase nas aplicações de RMN no Estado Sólido como ferramenta para caracterização química e estrutural em escala atômica. Seus interesses de pesquisa atuais incluem investigações de caráter básico e aplicado de materiais grafênicos, materiais porosos, materiais lignocelulósicos, fármacos, alimentos e produtos ligados à ciência petróleo.
  • Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.
  • (19) 3521-3000
  • (19) 3521-3023

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.