Home Eventos IQ - IQ Unicamp Programa de Seminários Intermediários reativos e catálise metálica na síntese de produtos naturais bioativos

Palestrante:  Prof. Dr. Cristiano Raminelli (UNIFESP)

Resumo: Benzino e seus derivados são intermediários altamente reativos, com reconhecida importância na química orgânica, empregados com sucesso em sínteses de produtos naturais e preparações de materiais funcionais. Neste contexto, pretendemos apresentar nossos avanços na síntese total de alcaloides bioativos via química de benzino. Adicionalmente, o emprego de sais de prata como catalisadores de reações estereosseletivas, envolvendo a formação de carbocátions, pode ser considerado um tema de relevância em química orgânica sintética. Devido a importância dos canabinoides, desejamos apresentar as sínteses do CBD e do ent-CBD fazendo uso de (R)-(-)- e (S)-(+)-carvona como materiais de partida, respetivamente, através de uma reação de Friedel-Crafts altamente diastereoselectiva catalisada por AgOTf. Por meio desta apresentação, visamos à divulgação de resultados recentes obtidos pelo nosso grupo de pesquisa, em síntese de produtos naturais bioativos.

Breve biografia: Cristiano Raminelli nasceu no sul do Brasil e se formou em Química (Bacharelado), pela Universidade Estadual de Londrina, em 1998. Estudando no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, recebeu seu título de mestre trabalhando com físico-química orgânica, sob a orientação da Profa. Antonia T. do Amaral, em 2001, e seu título de doutor trabalhando com catálise organometálica, sob a orientação do Prof. João V. Comasseto, em 2005. Em seguida, realizou estágio de pós-doutoramento na Iowa State University (EUA), sob a supervisão do Prof. Richard C. Larock, de 2005 a 2006. Retornando ao Brasil, realizou estágio de pós-doutoramento no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. João V. Comasseto, de 2007 a 2008. Em 2008, o Dr. Raminelli se juntou ao corpo docente da área de química, na Universidade Federal da Grande Dourados. Em 2011, o Prof. Raminelli prestou novo concurso e se mudou para o Departamento de Química da Universidade Federal de São Paulo, onde atualmente é professor associado de química orgânica. Seus interesses de pesquisa incluem o desenvolvimento de métodos que empregam intermediários reativos e catálise metálica, para a síntese estereosseletiva de substâncias bioativas.

The event is finished.

• Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.