Home Eventos IQ Programa de Seminários AOS LANTANÍDEOS … LUZ!!!
  • Instituto de Química da Unicamp
  • Rua Josué de Castro, s/n – Cidade Universitária, Campinas – SP, 13083-970.

13 jun 2024
Expired!

Seminários da Pós

AOS LANTANÍDEOS … LUZ!!!

Palestrante: Prof. Dr. Fernando Aparecido Sígoli – IQ-Unicamp

Resumo: Você se lembra dos elementos químicos da série lantanídea? Muito provavelmente, você se lembra da contração lantanídea! Você conseguiria desenhar os orbitais 4f, segundo suas funções de onda angulares, como fazemos para os orbitais nd? Você conhece a química de coordenação dos íons lantanídeos? Você já utilizou alguma vez, na sua vida acadêmica, esses íons? Você sabia que há dois grupos de pesquisas no IQ-UNICAMP que investiga as propriedades ópticas e magnéticas desses íons utilizando nanopartículas e/ou compostos de coordenação? Se sua resposta foi NÃO para pelo menos uma destas questões, você não deve perder a oportunidade de assistir esse seminário de pós-graduação. Nele, discutiremos sobre a química, sobre as propriedades fotofísicas e magnéticas dos íons lantanídeos. Esses elementos/íons são classificados como “materiais críticos” pelo departamento de Energia dos EUA (DOE), possuem diversas aplicações, sendo utilizados desde simples abrasivos para polimento de superfícies até produtos de alta tecnologia, como em discos rígidos de computadores, lâmpadas fluorescentes e de LEDs, catalisadores aplicados na indústria automotiva e de petróleo, super magnetos utilizados em turbinas eólicas, automóveis e motores elétricos, monitores e televisores de telas planas, baterias, amplificação de sinal em fibras ópticas, agentes de contraste de imagens em exames de ressonância magnética nuclear e em dispositivos eletrônicos de controle e de comunicação. Portanto, os íons lantanídeos estão presentes no nosso cotidiano. Os íons lantanídeos trivalentes apresentam níveis discretos de energia, que em muitos desses íons estão organizados com diferenças similares de energia, ou seja, estão organizados energeticamente como uma “escada”, possibilitando um ajuste fino das energias de excitação e de emissão de luz, em diferentes comprimentos de onda do UV ao NIR. A emissão de luz, nestes íons, ocorre principalmente por processos de conversão descendente (“downshifting”) ou ascendente (“upconversion”) de energia, seja em sólidos inorgânicos seja em complexos, apresentando ainda anisotropia magnética intrínseca, propriedade importante na área de magnetismo. Neste seminário, mostraremos como nanopartículas contendo íons lantanídeos e, também, seus complexos de coordenação tem despertado amplo interesse como sondas luminescentes de temperatura, oxigênio, NO, como imãs moleculares (single molecule magnets -SMM), imageamento celular e teranóstica. Portanto, você está convidado a aprofundar seus conhecimentos sobre esses íons, sua química e algumas de suas aplicações.

Prof. Fernando Aparecido Sígoli: Possui graduação (1993), mestrado (1997) doutorado (2001) e Pós-Doutorado (2006) em Química pela UNESP-Araraquara-SP. Atuou na iniciativa privada nos Estados Unidos de 2001 a 2004 como pesquisador, gerente e finalmente diretor de R&D. Ingressou na Unicamp em 2006 como Professor Doutor, tornou-se livre docente pela UNICAMP em 2013. Atualmente, é Professor Associado 5.2 do IQ-UNICAMP. Foi vice-coordenador de extensão de 2007 a 2013 e Coordenador de Extensão (2013/2017), foi Chefe do Departamento de Química Inorgânica (2017/2021) e foi membro do Conselho Interdepartamental do IQ-UNICAMP (2013/2021). É membro do comitê científico internacional do Rare Earth Research Conference dos EUA. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica na preparação de nanomateriais e complexos funcionalizados fotoluminescentes de íons lantanídeos aplicados a sondas luminescentes de temperatura, NO, oxigênio e imageamento de sistemas biológicos. Publicou cerca de 120 trabalhos em periódicos especializados com seletiva política editorial, os quais receberam mais de 2400 citações, tendo um índice h=29. É autor/co-autor de 06 patentes, sendo uma delas licenciada, participou do desenvolvimento de 02 produtos tecnológicos. Orientou 13 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado, supervisionou 06 pós-doutores, além de ter orientado 27 trabalhos de iniciação científica na área de Química.

The event is finished.