Inicio » Node » Curso de Extensão com inscrição aberta

Curso de Extensão com inscrição aberta

Portugués (brasileño)

Planejamento e Otimização Experimental Aplicados ao Desenvolvimento Farmacêutico

Inscrições: até 15/11/2018

texto:

PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO EXPERIMENTAL APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO FARMACÊUTICO – QUI 0043

• Sigla: QUI-0043.
  • Oferecimento: 003.
  • Unidade: INSTITUTO DE QUÍMICA.
  • Ementa: Introdução: Por que utilizar métodos multivariados? O conceito de interação entre variáveis; o guia ICH Q8 e os conceitos de Qualityby Design e Design Space. Planejamento fatorial em dois níveis: como montar o planejamento, cálculo dos efeitos dos fatores, erros e intervalos de confiança; construção do modelo estatístico; gráfico de probabilidade Normal; análise da variância (ANOVA), ferramentas de diagnóstico, construção e interpretação da superfície de resposta; avaliação da curvatura. Planejamento fatorial fracionário para triagem de fatores: como selecionar os experimentos, relação geradora, frações; resolução; como selecionar um fracionário sem perder informações; como completar o planejamento fracionário. Planejamento composto central (3 níveis): construção e avaliação do modelo quadrático; construção, avaliação e deslocamentos na superfície de resposta. Utilização do modelo para previsão das propriedades de interesse: como encontrar as condições experimentais que levem a um determinado valor da resposta (valor alvo); maximização e minimização de respostas; definição do Design Space. Otimização simultânea de mais de uma resposta: sobreposição de mapas de contorno e procedimento baseado nas funções de Derringer e Suich. Planejamentos de mistura: porque existem métodos diferentes para otimização de misturas, conceitos importantes, representação do domínio experimental e os modelos de misturas.
  • Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.
  • Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
  • Público-alvo: Profissionais da área Farmacêutica, química e engenharia química, professores e estudantes de pós-graduação, profissionais da ANVISA e instituições correlatas.
  • Professor(a) responsável: MARCIA CRISTINA BREITKREITZ
  • Professor(es) do curso: MARCIA CRISTINA BREITKREITZ