Início » Edição Especial do BrJAC dedicada ao Prof. Ronei Poppi

Edição Especial do BrJAC dedicada ao Prof. Ronei Poppi

Confira a edição em: https://brjac.com.br/artigos/2021-V8-32/BrJAC-2021-V8-N32.pdf

O Brazilian Journal of Analytical Chemistry - BrJAC publicou uma edição especial em quimiometria, em homenagem ao Prof. Dr. Ronei Jesus Poppi, Professor Titular do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Unicamp, que faleceu em abril de 2020.

O Prof. Ronei atuou em quimiometria desde o seu mestrado e formou um grande número de mestres e doutores na área, muitos dos quais atuam hoje como docentes nas mais diversas universidades do Brasil.

Sobre o Prof. Ronei Jesus Poppi:

Ronei Poppi chegou na Unicamp no início da década de 1980 para cursar graduação em Química. Formou-se em 1986 e fez mestrado e doutorado na Universidade. O pós-doutorado foi desenvolvido na Universidade Livre de Bruxelas, em 1996. Era professor titular do Departamento de Química Analítica.

Tinha experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria e Métodos Espectroscópicos de Análise. Atuou, principalmente, nos seguintes temas relacionados a espectroscopia: infravermelho próximo e médio, raman fluorescência molecular e espectroscopia de imagem. Na área de Quimiometria atuou em calibração multivariada, redes neurais, máquinas de vetor de suporte, resolução de curvas e métodos para tratamento de dados multi-modo.