O artigo de revisão traça um panorama geral de como diferentes células eletroquímicas podem ser adaptadas e modificadas para estudar a reação de redução de CO2 com espectrometria de massas acoplada. Diferentes desafios foram superados com a evolução das células, sobretudo, a medida de identificação das espécies gasosas e voláteis de forma quantitativa e com boa sincronia com o potencial aplicado mesmo sob intensa formação de bolhas de hidrogênio molecular na superfície do eletrodo.
O trabalho em si reflete uma cooperação entre o Prof. Raphael Nagao (CINE) e o Prof. Fabio Lima (RCGI) ambos autores correspondentes. Participaram na confecção do artigo os alunos Igor Messias e Maria R. Pinto, doutorandos credenciados na pós-graduação do IQ/UNICAMP e a pós-doutoranda Adriana C. Queiroz, todos pertencentes ao grupo de pesquisa do Prof. Nagao.
O trabalho desenvolvido vai contribuir no desenvolvimentos de novas células eletroquímicas acopladas à espectrometria de massas que acarretará na melhor compreensão do mecanismo de reação de redução de CO2, e por consequência, catalisadores mais eficientes, seletivos e estáveis.