Início » Curso de Extensão com inscrição aberta

Curso de Extensão com inscrição aberta

Português, Brasil
Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos Empregando Espectroscopia no Infravermelho Próximo

Inscrições: até 15/02/2019
texto:
Sigla: QUI-0057.
Oferecimento: 001.
Unidade: INSTITUTO DE QUÍMICA.
Ementa: É crescente o uso da espectroscopia no infravermelho próximo (NearinfraredSpectroscopy, NIR) em aplicações de rotina, pesquisa e desenvolvimento nos mais variados ramos da cadeia produtiva dos setores agrícolas, alimentos, bebidas, farmacêuticos e petroquímicos. Metodologias baseadas em espectroscopia NIR oferecem diversas vantagens alinhadas às demandas atuais da indústria 4.0, tais como: (i) permite análises em larga escala sem danificar ou causar alterações na amostra; (ii) não requer os uso de reagentes químicos nas análises, portanto, é livre de resíduos indesejáveis que possam causar impactos ambientais; (iii) apresenta alta relação custo-benefício devido ao baixo de custo de implantação em pesquisas, controles processos e qualidade; (iv) permite determinações multi-analiticos a partir de uma única medida da amostra; (v) é uma técnica rápida e eficiente, requerendo pouco ou nenhum preparo de amostras; e (vi) possibilita fácil automação e integração com sistemas computacionais. Tópicos: Introdução espectroscopia NIR: Fundamentos teóricos e práticos; Espectroscopia NIR de imagem hyperspectral; Introdução a análise multivariada dedicada a espectroscopia NIR: validação em calibração multivariada; análise por componentes principais (Principal ComponentAnalysis, PCA), regressão por quadrados mínimos parciais (PartialLeastSquares, PLS); transferência de calibração entre múltiplos espectrofotômetros; atualização de modelos.
Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
Público-alvo: Profissionais e estudantes dos ramos agrícolas, farmacêuticos, alimentícios, petroquímicos e demais áreas afins, professores, alunos de graduação e pós-graduação..
Professor(a) responsável: RONEI JESUS POPPI
Professor(es) do curso: RONEI JESUS POPPI , ANDRÉ MARCELO DE SOUZA