Início » Medidas Covid-19 - IQ » O que fazer em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19?

O que fazer em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19?

O que fazer caso apresente algum sintoma sugestivo da Covid-19 ou tenha contato com alguma pessoa com caso confirmado da doença?
A pessoa nestas condições deve procurar o serviço médico de sua preferência. Docentes, funcionários e alunos da Unicamp poderão procurar o Cecom da Unicamp para esclarecimentos e atendimento. Contato para dúvidas: (19) 3521-7400.

Caso esteja com suspeita de infecção por Covid-19 e aguardando resultado, devo avisar alguém?
Pedimos que em caso de suspeita para Covid-19 avise o orientador (se aluno) ou a chefia imediata (se servidor), assim como ao Comitê de Crise através do e-mail iqcovid@unicamp.br. É conveniente que a pessoa suspeita avise sobre a possibilidade de estar positiva para o vírus para seus contatos próximos, a fim de que possam iniciar o isolamento enquanto o resultado é confirmado e que sejam ainda mais criteriosos nas orientações acerca do uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos e superfícies. Ao receber o resultado do exame, é importante que todos estes sejam novamente comunicados.

Estou com diagnóstico de Covid-19 confirmado, devo avisar algum setor do Instituto?
Caso você tenha diagnóstico confirmado para Covid-19, comunique seu orientador (caso seja aluno) ou superior imediato (caso seja servidor). É importante que comunique o Cecom (caso o exame seja realizado externamente), via telefone 352-17400 ou email css@unicamp.br, e informe para eles seus contatos próximos, recebendo assim as devidas instruções para fazer o rastreio dos contatos.
Solicitamos que a mesma informação seja enviada ao Comitê de Crise do IQ através do e-mail iqcovid@unicamp.br.

Tive contato com alguém com suspeita ou confirmação de Covid-19. O que fazer?
Se você teve contato com alguém suspeito da doença, orientamos que permaneça em isolamento e redobre os cuidados como uso de máscara e higienização de mãos e superfícies, até que o resultado do exame confirme ou não a suspeita. Caso o exame seja negativo as atividades podem ser retomadas.
Havendo contato com alguém com confirmação de infecção pelo coronavírus, é importante: fazer isolamento e procurar o Cecom para verificar a medida adequada no seu caso.
A própria equipe do Cecom poderá abordar os contatos que tenham conhecimento e orientar sobre a conduta mais adequada para cada caso (isolamento, consulta médica e/ou coleta de RT-PCR), mas estimulamos que cada pessoa entre em contato diretamente com o Cecom, pessoalmente ou pelo telefone 3521-7400, assim poderá obter um encaminhamento imediato.

Os casos de Covid-19 serão divulgados?
Esclarecemos que não é possível a divulgação nominal de casos suspeitos e confirmados de Covid, uma vez que isso fere as leis dos direitos individuais e a Lei Geral de Dados Pessoais em vigor. Sendo assim, é importante que todas as comunicações acima sejam seguidas a fim de diminuir qualquer possibilidade de contágio da doença. Somente a pessoa com suspeita ou confirmação tem a prerrogativa para divulgar diagnóstico, por isso a própria pessoa é a responsável por informar seus contatos próximos sobre a suspeita ou confirmação da doença.

Com que frequência é realizada a testagem de RT-PCR?
A testagem para retorno às atividades presenciais está sendo realizada de acordo com a Resolução de Orientação para Retomada (Resolução GR nº. 93/2020, de 18/09/2020 - anexo). Sendo assim, o cronograma de testagem é elaborado com base no Plano de Retorno Gradual (disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/cartilha-covid-19/plano-de-retorno-unicamp).
O servidor/aluno assintomático, será testado somente uma vez para retorno às atividades presenciais, não existindo nenhuma normativa que determine uma periodicidade de testagem.

Enfatizamos que quem já realizou a testagem de RT-PCR naso/orofarínge a partir de 07/08/2020 não precisa realizar novamente o teste para retomar as atividades presenciais, assim como quem já teve resultado positivo em qualquer data, não precisa realizar outro exame.