Início » Programa Institucional de Internacionalização CAPES (PrInt)

Programa Institucional de Internacionalização CAPES (PrInt)

O objetivo do PrInt  é fomentar a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições participantes em áreas de conhecimento selecionadas pela Universidade como prioritárias e organizadas em linhas temáticas. As principais ações previstas no programa são:
 
- Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais para aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação;
- Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação;
- Promover a mobilidade de doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil;
- Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.
 
Como parte da proposta institucional da Unicamp, o programa de Pós-Graduação em Química teve quatro projetos selecionados, que contam com:
- Recursos para Manutenção de Projetos;
- Cota de bolsas no exterior (Doutorado Sanduíche);
- Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior.
 
O projeto institucional da Unicamp é gerido por um Comitê Gestor Central indicado pela CCPG. No âmbito do IQ-Unicamp a responsabilidade é da CPG e dos coordenadores dos projetos, com assessoria e suporte de uma Comissão Interna Gestora.
 
Além das bolsas citadas acima, outras no exterior (Professor Visitante Junior e Sênior) e no país (Jovem Talento; Professor Visitante e Pós-Doutorado), assim como recursos para capacitação em cursos de curta duração e “summer/winter schools” poderão ser disponibilizados através de editais gerais preparados pelo Comitê Gestor Central da Unicamp.