Prêmio Medalha J. J. Thomson

A medalha J. J. Thomson é a principal honraria da área de espectrometria de massas no mundo, oferecida pela Fundação Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF, na sigla em inglês). A medalha foi entregue pela primeira vez a um cientista sul-americano, o professor do Instituto de Química da Unicamp Marcos Nogueira Eberlin. Ele é fundador do laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas na Unicamp e recebeu a medalha durante a 21ª Conferência Internacional de Espectrometria de Massas no mês de agosto de 2016 em Toronto, Canadá.

A escolha foi feita após votação dos representantes de 39 sociedades de espectrometria de massa afiliadas. Conforme a IMSF, os nomes foram escolhidos entre 17 candidatos indicados graças aos relevantes serviços para o desenvolvimento e propagação da espectrometria de massas pelo mundo. A medalha é muito concorrida e já foi concedida a nomes mundialmente reconhecidos como John Bennett Fenn, ganhador do Nobel de Química de 2002 e Graham Cooks, hoje o maior pesquisador em atividade da área.

O nome da medalha é uma homenagem a Joseph John Thomson, físico britânico que descobriu o elétron e é considerado o “pai da técnica” além de ganhador do prêmio Nobel de física de 1906. O laboratório ThoMSon da UNICAMP também recebeu este nome em homenagem ao cientista.

A espectrometria é uma técnica de caracterização molecular utilizada em praticamente todas as áreas de ciência. Só para citar um exemplo, durante uma cirurgia, a espectrometria caracteriza as moléculas que mapeiam tumores cerebrais. “Em 1991 nós começamos praticamente do zero no país, pois havia uns poucos pesquisadores na área, mas adotamos a filosofia de treinar o maior número possível de espectrometristras de massas brasileiros e, com isso, semeamos a técnica por todo o país”, ressaltou o professor.

Outro motivo de comemoração é que durante a conferência no Canadá, o Brasil, através da sociedade brasileira que Eberlin preside, alcançou outro feito inédito na área: foi escolhido para sediar o congresso da sociedade internacional em 2020 no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o evento é realizado fora do eixo EUA, Europa e Japão.

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.