O Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos é uma iniciativa da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED/MCTIC), organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Prêmio conta com a colaboração institucional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e patrocínio do Grupo Boticário.
O Prêmio tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico assim como promover a inovação na temática de métodos alternativos à experimentação animal, bem como no ensino, sempre voltados ao Princípio dos 3Rs (ou “Reduction, Refinement and Replacement”, em inglês).
A aluna Rafaella Regina Alves Peixoto, que concluiu o doutorado em 2015, orientada pela Profa. Dra. Solange Cadore, ganhou o primeiro lugar na Categoria “Produção Acadêmica com o trabalho desenvolvido em sua tese de doutorado. O título do trabalho vencedor é “Métodos de Bioacessibilidade Invitro e o Uso de Células CACO 2 em Estudos Invitro de Biodisponibilidade”.