Concedido a partir de 2013, o Prêmio Walter Borzani é uma iniciativa do Conselho Regional de Química – IV Região destinada a homenagear profissionais da química com destaque em suas áreas de atuação e que, em função disso, contribuíram para o fortalecimento da profissão e para o desenvolvimento da Química. O prêmio é um concurso público do qual podem participar profissionais de Nível Médio e Superior e que sejam indicados por uma entidade. Também é necessário que o participante esteja em situação regular no CRQ-IV.
Criado para substituir o Prêmio Fritz Feigl, o novo concurso é uma homenagem ao Engenheiro Químico Walter Borzani. Formado em 1947 pela Escola Politécnica da USP, foi membro da primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química (CFQ) e responsável pela instalação do CRQ-IV, em 1º de agosto de 1957. Eleito conselheiro deste Regional em 1966, prestou serviços à entidade até 1969. Borzani dedicou-se principalmente à pesquisa e ao magistério. Foi professor da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), do Instituto Mauá de Tecnologia e da Escola Politécnica da USP. Concentrou suas pesquisas em biotecnologia industrial. Está entre os fundadores da Academia de Ciências de São Paulo e foi membro da Academia Brasileira de Ciências. Faleceu em fevereiro de 2008, aos 83 anos.
O Instituto de Química foi agraciado em 2014 por esse prêmio, com a homenagem ao professor Luiz Carlos Dias.
2014 – Luiz Carlos Dias
Coordenador do grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar), que desenvolveu um processo mais barato de produção da atorvastatina, princípio ativo do Lípitor, medicamento de uso contínuo para controle do colesterol mais vendido no mundo, o professor Luiz Carlos Dias, do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi o vencedor da edição 2014 do Prêmio Walter Borzani.
Nascido em Balneário Camboriú (SC) e graduado em Licenciatura pela universidade federal daquele estado, Dias possui Doutorado em Química (Unicamp, 1993) e Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, 1994-1995). É professor titular do Instituto de Química da Unicamp e pesquisador do CNPq. Em 2008, seu laboratório foi credenciado pela Organização Mundial da Saúde como Centro de Referência Mundial para síntese de compostos para tratamento da Doença de Chagas. É colaborador da Medicines for Malaria Venture (MMV) e da Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi), entidades internacionais dedicadas a desenvolver medicamentos para combater doenças negligenciadas.
Tem 90 publicações em periódicos de elevado fator de impacto, um capítulo de livro e duas patentes. Ministrou 124 conferências (95 nacionais e 29 internacionais), tem 94 textos/entrevistas veiculados em jornais, revistas, rádio e TV e escreveu onze editoriais nos periódicos Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) e na revista Química Nova.
O ganhador do Prêmio Walter Borzani também integrou comissões organizadoras e científicas de vários eventos internacionais, além de ter participado do Comitê de Assessoramento de Química do CNPq (2007-2010). Foi representante dos editores da área de ciências exatas no Comitê Consultivo da SciELO Brasil, coordenador-adjunto (2008-2011) e coordenador da área de química na CAPES (2011-2014).