Lançado nos anos 1970, suspenso na década seguinte por determinação do governo federal e retomado em 1998, o Prêmio CRQ-IV é destinado a estimular a pesquisa entre os estudantes de cursos técnicos e superiores da área química, ministrados no Estado de São Paulo.
Com o regulamento publicado entre os meses de setembro e outubro, o prêmio está dividido em quatro modalidades: Química de Nível Médio, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Engenharia da Área da Química. O candidato deverá apresentar um trabalho (monografia, trabalho de pesquisa ou técnico), produzido sob a orientação de um professor ou profissional que atue na área objeto do trabalho. O orientador precisará possuir registro profissional no CRQ-IV.
O aluno vencedor em cada modalidade e seu orientador recebem certificados e importâncias em dinheiro a serem definidas anualmente pela entidade.
O Prêmio CRQ-IV é entregue durante a cerimônia promovida pelo Conselho para comemorar o Dia do Profissional da Química (18 de junho).
Giselle Cerchiaro
ex-aluna do IQ vencedora do prêmio em 1998
1998
Modalidade: Química de Nível Superior com Tecnologia
Aluna: Giselle Cerchiaro
Orientadora: Lúcia Helena Brito Baptistella
Trabalho: Estudos prévios para obtenção de potenciais inibidores de enzimas
Lúcia Helena Brito Baptistella
Professora do IQ e orientadora do projeto vencedor
Ana Carolina Fadel Dalsin
ex-aluna do IQ vencedora do prêmio em 1998
2007
Modalidade: Química de Nível Superior
Aluna: Ana Carolina Fadel Dalsin
Orientadora: Cláudia Longo
Trabalho: Conversão de energia solar: investigação de eletrólitos alternativos para aplicação em células solares de TiO2/Corante
Cláudia Longo
Professora do IQ e orientadora do projeto vencedor
O CRQ-IV também é responsável por outros prêmios reconhecidos, que exaltam profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação e que tenham contribuído para o desenvolvimento da Química. O Prêmio Frits Feigl foi concedido de 1977 a 2008 e, posteriormente, foi substituído pelo Prêmio Walter Borzani. Conheça mais sobre eles: