Prêmio Cientista e Empreendedores do Ano do Instituto Nanocell

Os docentes da Unicamp Oswaldo Luiz Alves, do Instituto de Química (IQ), e Íscia Cendes, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foram os vencedores do I Prêmio Cientista e Empreendedores do Ano do Instituto Nanocell. A divulgação dos nomes dos professores ocorreu durante o Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica, realizado no Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, em outubro de 2016.

O Instituto Nanocell selecionou, com base no currículo dos cientistas e empresas com maiores números de indicações, aqueles que tinham méritos científicos e ações afirmativas, suficientes para seguirem na premiação. Ao todo foram 36 cientistas e mais seis empresas. Foram oito meses de trabalho, com mais de 11 mil participações nessa primeira edição do prêmio, que tem como objetivo apoiar e difundir a ciência e o desenvolvimento tecnológico no país. O seu escopo é reconhecer e divulgar trabalhos inovadores nas áreas de ciências, educação e saúde pública. Os trabalhos se enquadram em temas de biologia geral; biotecnologia aplicada à saúde; pesquisas com células-tronco humanas; nanotecnologia: da produção à aplicação; câncer: da prevenção à cura; e neurociências, novas perspectivas para uma vida melhor.

Segundo o Professor Oswaldo Luiz Alves, esse prêmio distingue a excelência na pesquisa em nanotecnologia. No caso dele, as pesquisas vão desde a produção de nanoestruturas e nanossistemas até a sua aplicação frente a sistemas biológicos, remediação ambiental, embalagens e tecidos antibacterianos. Todas essas produções foram patenteadas pela Agência Inova Unicamp. “Fico muito satisfeito por ter sido escolhido e por todas as contribuições para que essas pesquisas se destacassem”, disse.

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.