O Prêmio Capes de Tese foi criado em 2005 e consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação. Participam do Prêmio Capes de Tese os trabalhos defendidos no Brasil, inscritos pelos programas de pós-graduação, em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes. São considerados na seleção os quesitos originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação e valor agregado ao sistema educacional. A seleção é feita por comissões formadas por membros da comunidade em cada área
Edição 2007 – Menção Honrosa no Prêmio CAPES
Fabiano Barbieri Gonzaga
Orientador: Celio Pasquini.
Título do Trabalho: “Desenvolvimento de um espectrômetro de emissão para a região do infravermelho próximo”.
Fabiano Barbieri possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela UFV (1999), mestrado em Química pela UnB (2002), doutorado em Química pela UNICAMP (2006) e pós-doutorado em Química pela UNICAMP (2008). Atualmente é pesquisador da Divisão de Metrologia Química do INMETRO. Possui ampla experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação e Automação.
Edição 2013 – Prêmio CAPES de Tese
Marco Antônio Barbosa Ferreira
Orientador: Luiz Carlos Dias.
Título do Trabalho: “Síntese total da (-)-goniotrionina. Estudo teórico da influência estereoeletrônica na seletividade 1,5 em reações aldólicas envolvendo beta-alcoxi meticetonas”.
Marco Antônio é mestre e doutor pela UNICAMP. Possui o seu trabalho fundamentado no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas, com destaque para reações aldólicas diastereosseletivas e reação de ciclização oxidativa. Atualmente é professor Adjunto II no DQ/UFSCAR e coordena o grupo de pesquisas em “Síntese Assimétrica de Éteres Cíclicos e Compostos Bioativos”.
Edição 2016 – Grande Prêmio CAPES de Tese
Marco Antônio Barbosa Ferreira
Orientador: Carlos Roque Duarte Correia.
Título do Trabalho: “Reações de Heck intermoleculares com olefinas não ativadas. Processos direcionados pelo substrato e formação enantiosseletiva de centros terciários e quaternários na presença de ligantes nitrogenados”.
A tese de Doutorado de Caio Oliveira foi agraciada com o Grande Prêmio CAPES de Tese, considerada como a melhor defendida em 2015 entre as Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar. Em parceria com a Fundação Conrado Wessel, o Grande Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas.
Atualmente, Caio Costa Olivera é Professor no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Ele desenvolve no Laboratório de Síntese e Catálise Assimétrica, a pesquisa de catalisadores quirais para um espectro amplo de transformações enantiosseletivas em Síntese Orgânica.