A Academia Brasileira de Ciências (ABC), fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.
A ABC recebe contribuições de seus membros individuais e corporativos e apoio financeiro de agências governamentais. Com um quadro atual de pouco mais de 700 membros no total, a Academia Brasileira de Ciências é uma das mais antigas associações de cientistas no país e reconhecidamente a mais prestigiosa dessas entidades.
Ao longo dos 50 anos do IQ, vários acadêmicos foram convidados para serem membros na Academia Brasileira de Ciências, representando o Instituto. Atualmente, o Prof. Oswaldo Luiz Alves, é o vice-presidente da regional de São Paulo.
Conheça os docentes do Instituto de Química que são membros titulares da ABC: