Membros da TWAS – The World Academy of Sciences

A TWAS foi fundada em 1983 por um grupo distinto de cientistas do mundo em desenvolvimento, sob a liderança de Abdus Salam, físico paquistanês e prêmio Nobel. Eles compartilhavam a crença de que as nações em desenvolvimento, ao fortalecer a força na ciência e engenharia, poderiam desenvolver o conhecimento e as habilidades para enfrentar desafios como a fome, a doença e a pobreza. Desde o início, a Academia teve o apoio essencial de cientistas e líderes políticos italianos.

A Academia de Ciências do Terceiro Mundo, como foi conhecida pela primeira vez, foi inaugurada oficialmente em 1985 durante uma cerimônia com a presença do secretário-geral da ONU, Javier Pérez de Cuéllar. Inicialmente, a TWAS tinha 42 membros eleitos – nove laureados com prêmios Nobel. Por ação do Conselho da TWAS, o nome foi alterado em 2013 para a Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences) para o avanço da ciência em países em desenvolvimento.

Hoje, a TWAS possui 1.190 membros eleitos em mais de 90 países; 15 deles são laureados com prêmios Nobel. Cerca de 85% provêm de países em desenvolvimento e os demais são cientistas e engenheiros do mundo desenvolvido. Os mesmbros da TWAS são alguns dos cientistas e engenheiros mais bem sucedidos do mundo e eles são a base para todo o trabalho da Academia.

Conheça os docentes do Instituto de Química que são membros da TWAS:

Menu de acesso rápido IQ Unicamp

Bem-vindo ao menu de acesso rápido do IQ Unicamp.

Utilize os botões abaixo para acesso facilitado às principais áreas do website.