Linha do Tempo
É instalado o Instituto de Química
No período inicial do Instituto de Química, vários professores estrangeiros foram convidados para atuarem na Unicamp e auxiliarem na consolidação do curso de química.
1966
1967
1º Vestibular da Unicamp
Nos primeiros vestibulares da Unicamp, os alunos faziam dois anos de um “curso comum” e somente depois desse período, escolhiam definitivamente sua graduação. O professor Pessini, optou pela graduação em Química, tornando-se o primeiro aluno do curso de química e o primeiro formando de sua turma.
O primeiro laboratório de pesquisa foi montado em 1969.
1969
1970
1ª Tese defendida pelo Instituto
Claudio Airoldi desenvolveu a sua tese de doutorado no laboratório existente no campus atual e destinado aos professores do futuro Instituto de Química e foi o primeiro docente a defender a sua tese totalmente desenvolvida na Unicamp na área de Química Inorgânica em 1970.
1972
O Instituto de Química adquire espectrômetro de massa acoplado a cromatógrafo de gás. É o primeiro equipamento desse tipo na América do Sul e pode ser usado para fins de análise.
O Departamento de Química Fundamental mudou seu nome para Departamento de Química Orgânica, Analítica e Físico – Química, sem que a organização bi departamental fosse alterada. (Crônica de um sonho p.92).
Of.508/73, de 06.12.1973, de Jayr de Paiva Campello a Zeferino Vaz, Reitor da Universidade de Campinas, solicitando as providências necessárias para a modificação do Laboratório de Rádio Química da Universidade. (Processo 01 P 4065/71, fls.119).
1973
1974
1ª Dissertação de mestrado
Anita Jocelyne Marsaioli se formou no ano de 1969 em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná. Juntamente com os encargos de docente, concluiu seu mestrado em 1974, sendo a primeira dissertação de mestrado do IQ.
Denominação do prédio que está localizado a Biblioteca do Instituto de Química de Jayr de Paiva Campelo.
1976
Pesquisadores da UNICAMP, liderados pelo professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química, estudam a utilização de uma membrana feita com filme polimérico com propriedade de discriminar determinados tipos de substâncias, com o objetivo de reduzir o custo do álcool produzido no país.
1982
1991
Prêmio Jovem Cientista e Prêmio Governador do Estado
O Prêmio Jovem Cientista concedido a Priscila Benas pelo trabalho “Reciclagem de rejeitos industriais”. FSP, 2 fev. 1991.
O professor Mathieu Tubino conquistou o Prêmio Governador do Estado com a pesquisa “Processo de polpação de madeira com solução aquosa de etanol”.
O professor Wilson de Figueiredo Jardim, do Instituto de Química da UNICAMP, desenvolve um reator antipoluição capaz de eliminar organoclorados do meio ambiente.
1992
1995
Enzima de feijão vira matéria-prima de biossensor em pesquisa desenvolvida por Graciliano de Oliveira Neto e Lauro Tatsuo Kubota, do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da UNlCAMP, com aplicações na medicina, na indústria e no controle ambiental.
Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Atílio de Oliveira Cardoso ganhou o Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pelo desenvolvimento do trabalho “Estabilização de látex poliméricos por sorção de solventes orgânicos: uma aplicação do número de Débora”.
1996
1997
O Instituto de Química da UNICAMP, em convênio com a empresa Serrana, especializada em produtos à base de fósforo, desenvolve projeto, sob coordenação do professor Fernando Galembeck, para a produção de uma alternativa mais barata ao óxido de titânio, empregado pela indústria. Apoio da FAPESP. Gazeta Mercantil, 17 abr., 1997.
Desenvolvimento de fibras musculares sintéticas
O Instituto de Química da UNICAMP, em colaboração com cientistas da Universidade Basca em San Sebastian, na Espanha, pesquisa o desenvolvimento de fibras musculares sintéticas, movidas à eletricidade, destinadas à automação industrial, sob coordenação do professor Marco Aurélio de Paoli, do Laboratório de Polímeros, Condutores e Reciclagem.
1998
Pesquisadores são premiados pela Petrobrás
Os pesquisadores Sheila Constant e Jonatas Fred Rosseto, do Instituto de Química da Unicamp, são premiados pela Petrobrás por terem desenvolvido projetos voltados à tecnologia de dutos, por meio do Programa Tecnológico de Dutos (PROdut) da Petrobrás.
2000
2003
A pesquisa realizada por Ana Carolina Santos Nogueira, no Laboratório de Físico-Química, do Instituto de Química, revela que todos os tipos de cabelos podem sofrer danos similares com o passar do tempo, por conta dos raios solares. Seu objetivo foi quantificar os efeitos de diferentes faixas de radiação ultravioleta em vários tipos de cabelo. JU, nº212, mai., 2003, p.8.
Q desenvolve papel indicador de pH à base de frutas
De autoria das pesquisadoras do Instituto de Química (IQ), Adriana Vitorino Rossi e Daniela Brotto Lopes Terci, o trabalho descreve papéis indicadores de pH, tiras de papel impregnadas com quatro corantes indicadores ácido-base.
2004
2005
O curso de licenciatura, até então gerenciado pela Faculdade de Educação, passou a ser administrado pelo próprio Instituto. (Crônica de um sonho p.105).
Lançamento do livro Crônica de um Sonho
Elaborado pelo jornalista Paulo César Nascimento, que procurou resgatar o percurso da instituição através de depoimentos de profissionais que o vivenciaram e de material de arquivo.
2007
2009
Petrobras investe mais de R$ 5 milhões no Laboratório de Petroleômica do IQ.
Foi inaugurado o Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, o Laboratório de Petroleômica – uma parceria com a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo (ANP).
O Instituto de Química (IQ) organizou dia 17 de dezembro de 2012, uma cerimônia em comemoração aos seus 45 anos. Na ocasião, foram inaugurados o Elevador de acessibilidade e o Mural comemorativo ao Ano Internacional da Química.
2012
Instituto de Química recebe Certificado de Acreditação da Royal Society of Chemistry
Entrega do Certificado de Acreditação para o Curso de Química da Unicamp, concedido pela Royal Society of Chemistry (RSC), uma das mais importantes organizações europeias de apoio às ciências químicas.